Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

acabaram os ovos mexidos de manhã, está na hora de aprender a fazer ovos brulée

Sinto-me o Vasco da Gama da culinária. Não descobri o caminho marítimo para a Índia, mas acabei de descobrir o caminho directo para a felicidade. Qual canela, qual pimenta, qual quê! A descoberta que vai revolucionar o seu pequeno-almoço são uns deslumbrantes e facílimos ovos brulée.

Isso mesmo que acabou de ler. Está a ver a extraordinária cobertura crocante e caramelizada do creme brulée? Agora imagine-a por cima de um fabuloso ovo cozido, com a gema ainda líquida. Acabaram-se definitivamente os ovos mexidos, os ovos estrelados, as omeletes e tudo o resto que animou os pequenos-almoços desta pequena Mansão Mistério ao longo das últimas décadas. Agora o que está a dar é esta mistura divinal de doce e salgado.

A invenção é do chef americano Alvin Cailan, responsável pelo famoso restaurante Eggslut, dedicado exclusivamente aos – claro está – ovos. Desde que partilhou esta receita facílima num vídeo para a revista Bon Appétit que os ovos brulée se transformaram num verdadeiro tsunami virtual. Infelizmente, eu não sei bem o que é que andei a fazer nos últimos tempos, mas só descobri agora esta maravilha. 

brulee-your-hard-boiled-eggs-9-more-ways-use-your-

 

Ingredientes

  • 4 ovos
  • Uma pitada de sal fino
  • 3 colheres de sopa de açúcar

 

Comece por cozer os ovos. Coloque-os dentro de uma panela com a água bem a ferver – quanto mais borbulhar melhor. Deixe-os cozer durante cinco minutos e meio. Retire-os da panela directamente para dentro de uma taça com água e gelo. Descasque os ovos com cuidado, porque vão estar mal cozidos, ainda com a gema meio líquida, corte-os ao meio e coloque-os no prato onde vão ser servidos, com a parte cortada virada para cima. Salpique-os com uma pitada de sal e depois cubra o topo com açúcar. Para finalizar, só tem de caramelizar o açúcar com um maçarico de cozinha.

Vai ver como a mistura do doce e do salgado é fabulosa. E a gema meio líquida... E o brulée por cima... O melhor é ver aqui o vídeo que ensina a preparar esta delícia.

 

Leia ainda:

 

Uns óptimos ovos para si onde quer que o brulée esteja,

Ele

 

receita: alvin cailan; foto: brady klopfer / food hacks