Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

acabou o domínio do iogurte grego, agora o que está a dar é o iogurte islandês: tem mais proteínas e muito menos gordura

iogurte.jpg

Acabou. Finito. είναι πάνω. Se está pasmado com esta última expressão aqui, eu esclareço: é a forma de explicar ao povo grego o fim do reinado incontestado do seu iogurte no Mundo. A nova tendência ainda não chegou a Portugal, mas vai chegar mais cedo ou mais tarde.

Em Nova Iorque, a notícia foi dada esta semana. Mas antes vamos a um bocadinho de história. Em 2007, o iogurte grego representava 1% das vendas de iogurtes nos Estados Unidos. Seis anos depois, já ultrapassava 44% do mercado americano. Esta subida vertiginosa não aconteceu apenas nos EUA, mas em todo o Mundo. Hoje em dia, o iogurte grego é universalmente considerado o melhor iogurte do mundo. Ou era.

Um pequeno país da Europa começou recentemente a internacionalizar a sua minúscula produção de iogurte: a Islândia. E esta semana, a consagração chegou a Nova Iorque, o mais importante mercado americano de iogurte. O jornal digital Huffington Post organizou uma prova cega de iogurtes com um júri composto por 11 especialistas e o vencedor destacado foi o iogurte islandês Skyr. 

 

slide_377248_4437398_free.jpg

Produzido por uma cooperativa de 700 quintas de produção de iogurte, o Skyr está a conseguir internacionalizar-se e conquistar mercados a nível global. Além de ser ainda mais espesso e rico em proteínas (tem mais do que o iogurte grego), praticamente não tem gordura. Ao contrário do iogurte grego, que é feito com leite muito gordo, o Skyr é produzido com leite magro. Uma embalagem de 170 gramas de Skyr tem 110 calorias e 0 gramas de gordura. Em quarto lugar nesta prova cega ficou o Siggi's, outro iogurte islandês.

O mundo dos iogurtes está a mudar. E nós estamos mortos por provar iogurte islandês aqui em Portugal.

 

Um abraço para todos os islandeses onde quer que estejam,

Ele

 

4 comentários

Comentar post