Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

açaí, o fruto da moda no brasil

“O açaí possui um baixo teor de açúcares, e o seu sabor é muitas vezes descrito como uma mistura de vinho tinto com chocolate”. Importa-se de repetir? Como é que é? “O açaí possui um baixo teor de açúcares, e o seu sabor é muitas vezes descrito como uma mistura de vinho tinto com chocolate”? A sério? Que maravilha! Quem o diz é Susanne Talcott, autora de um estudo sobre este fruto exótico e também professora auxiliar de Nutrição e Ciência da Alimentação na Universidade A&M do Texas. E quem sou eu para duvidar?

Quando li que a Victoria Beckham e a Miranda Kerr são totalmente viciadas em bagas de açaí, porque emagrecem e rejuvenescem, pus-me rapidamente em campo para tentar descobrir que fruto milagroso é este. E, minhas senhoras e meus senhores, o açaí, originário da floresta Amazónia, é quase um milagre: antioxidante, vasodilatador, anti-inflamatório, tonificante, energético, queima-gorduras, auxiliar da digestão e acelerador do metabolismo. E ainda sabe a uma mistura de vinho tinto com chocolate. Que mais posso pedir a Deus? Ah, além disso, é excelente para a memória e concentração e previne doenças, como a anemia, logo é sinónimo de longevidade! Tem aminoácidos, vitaminas A, B, C e E e ainda sais minerais como potássio, cálcio, magnésio, cobre e zinco. É usado também para fazer sumos, gelados, sobremesas, smoothies ou suplementos alimentares. No Brasil, é um enorme sucesso: toda a gente come açaí, bebe açaí ou até mistura nas receitas açaí em pó.

E em Portugal, onde é que se pode comprar? Há no Jumbo e nos supermercados El Corte Inglés.

Aqui ficam algumas dicas de receitas saudáveis de uma nutricionista brasileira do site Bolsa de Mulher para aproveitar os benefícios do açaí. O ideal seria tomar pelo menos um destes preparados uma vez ao dia:

- Bater a polpa orgânica com água de coco e um pouco de mel.
- Bater a polpa orgânica com um pequeno punhado de passas e geleia de agave (uma substância extraída de um cacto usado na tequilla e que não sobe tanto o índice de glicose no sangue como o açúcar ou o mel).
- Preparar um copo de sumo de açaí com água de coco, adicionando uma fruta que pode ser banana ou morango e uma colher de mel ou geleia de agave.
- Bater a polpa do açaí com sumo de uva integral, que traz inúmeros benefícios para a saúde e deixa um gosto mais adocicado sem precisar de açúcar.

Vamos experimentar?

Boa sorte para nós,

Ela

14 comentários

Comentar post