Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

afinal pode-se comer peixe à segunda-feira? anthony bourdain diz que sim e dá mais 4 conselhos fundamentais para si

20-anthony-bourdain-grub-diet.w600.h315.2x.jpg

Acabou o mito dos restaurantes de peixe fechados à segunda-feira. Anthony Bourdain, esse mesmo, o grande guru da cozinha, revelou os principais conselhos para comer bem e para cozinhar ainda melhor. E um dos seus conselhos é "Faça-me um favor: coma peixe à segunda-feira". Sabe porquê? O melhor é descobrir em baixo.

 

1. Coma peixe à segunda-feira

sushi-1958247_960_720.jpg

Quando lançou o seu best seller Cozinha Confidencial, o chef americano avisou: "Eu nunca peço peixe à segunda-feira". Como os pescadores não vão para o mar ao domingo, o peixe que comer não está fresco. Agora, Bourdain vem corrigir: "Isso foi há 16 anos, o mundo era completamente diferente".

Num vídeo gravado para o site Tech Insider, Anthony Bourdain explica: "O mundo mudou radicalmente: está melhor, os padrões de exigência são muito mais elevados hoje em dia". O peixe é conservado de forma muito mais eficaz, a temperaturas muito mais adequadas, os mercados vendem melhor peixe, mais fresco, mais variado. E isso permite que o peixe esteja tão delicioso, fresco e saboroso à segunda-feira como a qualquer outro dia da semana.

Isso não quer dizer que vá comer uns mexilhões numa tasca de esquina com um aspecto duvidoso. Mas significa que pode comer um bom sushi num restaurante de confiança. Se nem sempre lhe servem o peixe do dia durante o resto da semana, porque é que há-de desconfiar da segunda-feira?

 

2. O melhor bife é o da vazia

steak-353115_960_720.jpg

"O lombo é a mais aborrecida e desinteressante peça de carne do animal". É com esta frase simples e directa que Anthony Bourdain desfaz anos e anos de ilusão à volta do bife do lombo vendido a 30 euros em tantos restaurantes por esse país fora. É claro que o lombo é tenrinho, é claro que não tem gordura mas, segundo Bourdain, "é uma anedota" entre os profissionais da área. A maioria dos chefs e dos especialistas que lidam com carne regularmente nunca pedem um bife do lombo porque, apesar de ser tenrinho, não tem sabor.

Anthony Bourdain elege como as melhores peças de carne de vaca o entrecôte ou as costeletas da vazia. "Têm o equilíbrio perfeito entre gordura e carne magra". Têm sabor, são suculentas e tenrinhas.

 

3. Não tempere a carne antes de a cozinhar

sub-buzz-20518-1499352235-5.jpg

O sal seca a carne, retira-lhe os sucos naturais e torna-a menos saborosa. Por isso, siga o conselho de Anthony Bourdain: tempere a carne com sal apenas no momento em que a vai cozinhar. Quanto mais tempo o sal estiver em contacto com o bife, mais seco este vai ficar.

 

4. Grelhe o bife em lume controlado

sub-buzz-10212-1499287268-10.jpg

"A maior parte das pessoas grelha o bife em lume muito forte". E isso faz com que a carne fique queimada por fora e crua por dentro. Segundo Anthony Bourdain, o ideal é cozinhar o seu bife com uma chama média-baixa, de forma a ficar com o interior rosado e não cru.

 

5. Deixe a carne descansar durante 5 a 7 minutos

Captura de ecrã 2017-10-18, às 14.31.30.png

A força da chama não é contudo o erro mais grave quando cozinha um bife. O maior erro é comê-lo logo depois de o tirar do lume. "NÃO LHE MEXA!" É durante os cinco a sete minutos depois de acabar de grelhar o seu bife que o interior vai continuar a cozinhar suavemente, distribuindo os sucos de uma forma harmoniosa por toda a carne. Bourdain chama a este tempo de espera um "período mágico" que pode marcar a diferença entre um bife maravilhoso e um bife sem graça nenhuma.

Tudo o que tem de fazer é tirar o seu bife do grelhador ou do forno e deixá-lo a descansar, em cima do balcão de cozinha, à temperatura ambiente: "Deixe o bife simplesmente a descansar. Não o embrulhe em papel de alumínio, não o tape, não o pique com um garfo, não lhe toque com o dedo, não lhe mexa – nem sequer olhe para ele! Deixe-o ali descansado e sozinho e vai ver como vai ter a sua recompensa".

Tomou nota de tudo? Óptimo. Se precisar, veja aqui os outros conselhos de Anthony Bourdain reunidos pelo site Buzzfeed.

 

Um óptimo jantar para si onde quer que o Anthony Bourdain esteja,

Ele

 

fotos: buzzfeed