almofadas de batata doce estaladiças com crème fraîche e caviar

    Este título podia facilmente ser uma descrição da ementa do Belcanto, mas é um prato simples para fazer em casa em apenas 10 minutos. No fundo, vai fritar umas pequenas “almofadas” estaladiças feitas de raspas de batata doce e cebola. Quando estas almofadas estiverem tostadas e estaladiças nas pontas, estão prontas a servir. Só precisa de uma colher de crème fraîche e outra de caviar e já está.

    O resultado é uma espectacular entrada para servir em qualquer jantar de amigos. Ou, como é tão fácil de fazer, também dá para fazer um jantar maravilhoso e surpreendente para a família.

    A receita é do sempre útil site Food52 e é facílima de preparar. Só vai precisa de batata doce ralada, cebola ralada, sumo de limão espremido no momento, ovos batidos com um garfo, farinha, crème fraîche, caviar (ou um sucedâneo) e cebolinho picado. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

    4be3daf1dc7033220219994d787bc6a5.jpg

     

    Depois de ralar em fios grossos a batata doce e a cebola, junte as duas com os ovos, o sumo de limão, a farinha, sal e pimenta. Misture até ficar com uma massa que se aguente unida mas onde se vêem bem as raspas de batata doce. 

    Aqueça uma frigideira com óleo para fritar (só o suficiente para cobrir o funda da frigideira) e retire pedaços da massa, com a ajuda de uma colher de sopa, formando pequenos quadrados. Frite até ficarem com o fundo dourado e estaladiço. Vire as almofadas e repita a fritura do outro lado. Se precisar, repita em várias levas até acabar a massa – não sobrecarregue a frigideira para manter o óleo bem quente.

    Deixe absorver a gordura, em cima de papel de cozinha, e arrefecer ligeiramente antes de servir com uma colher de crème fraîche por cima e outra de caviar. Finalize com o cebolinho picado.

     

    Uma óptima batata doce para si onde quer que o crème fraîche esteja,

    Ele

     

    receita e foto: food52

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *