Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

as 10 ruas mais bonitas do mundo (e uma delas fica em portugal)

São grandes, pequenas, estreitas, compridas, coloridas, floridas, originais, assustadoras ou surpreendentes. Há de tudo, mas são todas maravilhosas. Vale a pena apanhar um avião só para percorrer cada uma delas. Não se apresse. Pode ir a uma de cada vez. Em São Francisco, por exemplo, há duas ruas incríveis que vale mesmo a pena conhecer. Toda a cidade é incrível, a verdade é essa. A prestigiada revista de arquitetura AD elegeu 14 ruas, eu selecionei 10. Mas há mais, muito mais por esse mundo fora. Só assim de repente, lembro-me de ruas lindas de morrer em Bruges, em Veneza, em Óbidos, em Monsaraz, enfim. Todas têm o seu encanto. Mas estas não pode mesmo perder. Ah, é verdade. Claro que nesta lista há uma rua portuguesa. Consegue adivinhar onde fica? Não vale espreitar. Isso é batota. Não resistiu. Eu sei.

 

Tetsugaku no michi, Quioto, Japão  

Tetsugaku no michi 2.jpeg

São quase 2 quilómetros de uma estrada de pedra com estas maravilhosas cerejeiras a criarem uma espécie de túnel natural. A rua, repleta de lojas, cafés, templos e altares, acompanha um canal e passa pelo famoso templo Ginkaku-ji, eleito pela UNESCO património mundial. A melhor altura para visitar aquele que é conhecido como o “Caminho do Filósofo” (em homenagem a Nishida Kitaro, um dos mais famosos filósofos japoneses, que costumava meditar enquanto percorria esta estrada rumo à Universidade de Quioto) é em abril, quando as cerejeiras estão em flor.

 

 

Steiner, São Francisco, EUA  

Steiner Street.jpg

Famosa por ter sido o cenário de filmes como Mrs. Doubtfire (1993) ou de séries de televisão como Full House (1987-1995), a Steiner Street e a sua deliciosa fila de casas, perto da praça de Alamo, em São Francisco, tornaram-se numa das principais atrações turísticas da cidade. Milhares de pessoas visitam por ano esta histórica rua com as moradias de estilo vitoriano pintadas em várias cores pastel. A vista do parque em frente com as casas na primeira linha e o skyline de São Francisco em segundo plano é uma fotografia que vai ter mesmo de tirar.

 

Caminito, Buenos Aires, Argentina

Most Beautiful Streets Around the World - 1.jpg

É um dos cartões de visita de Buenos Aires. Aliás, todo o bairro de La Boca ainda reflete o seu passado histórico quando, no fim do século XIX, imigrantes italianos oriundos da cidade de Génova aqui chegaram e começaram a trabalhar nas docas. Como não tinham dinheiro, construíram as suas casas com peças de metal e chapa ondulada que encontravam nas docas e pintavam com restos de tinta. Quando uma cor acabava, eles simplesmente usavam outra. E foi assim que nasceu um bairro alegre e colorido. Hoje, a Caminito é uma rua-museu alvo de romarias de artistas e turistas.

 

Shambles, York, Inglaterra 

Shambles, York, England.jpg

Os edifícios, que parecem que caem uns sobre os outros nesta emblemática rua de York foram contruídos no século XIV e já foram casas, talhos, lojas. Agora são basicamente… a mesma coisa, só que também têm restaurantes, lojas de souvenirs e milhares de visitantes todos os anos, porque é um dos mais conhecidos destinos turísticos da região. Em 2010, foi eleita a rua mais pitoresca do Reino Unido e muitos visitantes comparam este local medieval ao Beco Diagonal da saga Harry Potter, sendo, por isso, também ponto de encontro obrigatório para os fãs do feiticeiro mais famoso do mundo.

 

Lombard, San Francisco, EUA 

Most Beautiful Streets Around the World - 2.jpg

Palco de famosas perseguições automóveis em filmes de Hollywood, esta rua é impressionante. Não há ninguém que não pare para ver os carros passar por esta rua aos ziguezagues nas curvas (que mais parecem ganchos) pintadas de verde. Construída em 1922, a ideia inicial era acabar com os 27 degraus que existiam na colina, para que os carros pudessem passar devagar na descida. E, de facto, é difícil acelerar aqui. Os condutores são aconselhados a não ultrapassar os 8 km/hora nesta rua. Dá mais que tempo para tirar várias fotografias. Cada curva e contracurva, um flash!

 

Chefchaouen, Marrocos 

Most Beautiful Streets Around the World - 3.jpg

Aqui não há uma, há várias ruas lindas de morrer. Chefchaouen, uma pequena cidade no noroeste de Marrocos, está pintada com muito mais do que cinquenta sombras de azul. Fundada em 1471, começou por ser uma espécie de fortaleza para os exilados que vinham de Espanha. Ao longo dos séculos, a cidade foi sendo ocupada por judeus que acreditavam que o azul era símbolo do céu e do poder de Deus. Mas os seus habitantes dividem-se sobre a origem da cor das ruas: há quem diga que é por causa da cor do Mar Mediterrâneo mesmo ali ao lado, outros explicam que é para espantar mosquitos, porque as ruas parecem água. As mais conhecidas são Al Hassan Onsar, Rue Outiwi e as escadinhas que levam até à Rue Bin Souaki.

 

Jerez de la Frontera, Espanha 

Most Beautiful Streets Around the World - 7.jpg

Localizada em plena Andaluzia, a cidade de Jerez de la Frontera tem um excelente vinho e impressionantes adegas onde pode ver incríveis espetáculos de sevilhanas e flamenco. Mas não pode perder também esta rua extraordinária onde as vinhas trepam pelas paredes dos edifícios. Situada em pleno centro histórico, nas adegas Tio Pepe, pertencentes à família produtora de vinho González Byass, é visita obrigatória para quem visita as caves de Jerez.

 

Heerstrasse, Bona, Alemanha 

Most Beautiful Streets Around the World - 5.jpg

Não é só o Japão que tem o exclusivo das cerejeiras. Heerstrasse, mais conhecida pela Avenida das Cerejeiras em Flor, é linda de morrer durante duas a três semanas durante a primavera. Durante esse período, nasce aqui uma espécie de túnel mágico criado pelas imensas cerejeiras de um lado e do outro da rua, atraindo uma autêntica romaria de turistas e fotógrafos a esta artéria residencial.

 

Bregagh Road, Ballymoney, Irlanda do Norte 

Most Beautiful Streets Around the World - 6.jpg

Se é fã da série Guerra dos Tronos, vai reconhecer logo esta rua, mais conhecida na vida real (claro!) por Dark Hedges. Na verdade, chama-se Bregagh Road, situa-se em Ballymoney, na Irlanda do Norte, e foi erguida pela família Stuart no século XVIII para impressionar as visitas à medida que se aproximavam da sua mansão, Gracehill House. Na famosa série da HBO, esta rua representa King’s Road e, claro, que já recebe visitas guiadas dos milhões de fãs da série de culto.

 

Águeda, Portugal 

Most Beautiful Streets Around the World - 12.jpg

Este espetacular céu de chapéus de chuva começou como uma instalação artística, “The Umbrella Sky”, no âmbito do festival anual AgitÁgueda. Todos os verões, quando as temperaturas aquecem, as ruas da cidade do distrito de Aveiro enchem-se de milhares de chapéus de chuva coloridos criando um ambiente alegre e único e uma simpática sombra para quem por ali passa. As imagens correram mundo e já valeu a distinção pela CNN como um locais mais coloridos do mundo.

 

Agora diga-me lá, onde vai primeiro?

 

Boa viagem,

Ela

 

fotos: d.r.

 

2 comentários

Comentar post