Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

as 3 mais fáceis, deliciosas e surpreendentes receitas de bacalhau para este natal

Quem é que disse que o jantar de Natal tinha de ser um pesadelo de trabalho? Quem é que decidiu que as mães e as avós deste mundo tinham de andar numa correria desenfreada entre o fogão e a mesa para tudo correr bem? Quem? Não tem resposta, não é? Calculei... Cá em casa essa ditadura do avental acabou há muitos anos.

Primeiro, porque a mãe desta Família Mistério não sabe o que é um refogado, quanto mais andar numa corrida desenfreada entre o fogão e a mesa! Depois, porque o pobre pai, a vítima trabalhadora, o escravo do lar – sim, estou a falar de mim mesmo na terceira pessoa... – já há muito que se preparou para estes eventos em que batalhões de familiares distantes ocupam a nossa casa à procura de comida, muita comida.

E é por isso que nunca chego ao Natal sem três deliciosas e facílimas receitas de bacalhau que deixem toda a família a babar e o Marido Mistério a descansar (eu sei, continuo a falar de mim na terceira pessoa...). Este ano, o altruísmo natalício tomou conta de mim e decidi partilhar essas três preciosidades aqui no blog. Veja lá se adivinha qual delas vou fazer cá em casa.

 

Bacalhau Assado no Forno com Limão, Alho e Ervas Aromáticas (para fazer em 20 minutos)

18862072_Mjrq3.jpeg

Aqui o segredo está entre parêntesis: uma divinal receita de Natal que leva apenas 20 minutos a fazer é tão impressionante como o Jorge Jesus de cabelo à escovinha. Além disso, esta receita do blog Baker by Nature leva tudo aquilo que um jantar de Natal pede: lombos de bacalhau altos e suculentos, azeite, alho e salsa. E depois leva aquilo que a transforma num prato surpreendente e totalmente inesperado: um delicioso molho de iogurte grego com queijo parmesão, manjericão, paprika e sumo de limão. Para finalizar, ainda tem uma crosta crocante de pão integral por cima.

É ou não é uma tentação? Veja todos os detalhes da receita aqui.

 

Lombo de Bacalhau no Forno com Leite de Coco e Caril 

19857762_HAyIt.jpeg

Pequeno detalhe que me esqueci de referir no título aqui em cima: esta invejável receita do blog Simply Whisked só leva cinco ingredientes. É isso mesmo: e dá tão pouco trabalho como contar até cinco. Além dos lombos de bacalhau altos e suculentos (isto é fundamental em qualquer bacalhau de Natal), leva um fabuloso molho feito de leite de coco, gengibre fresco ralado, caril e coentros picados. Para temperar, só precisa de flor de sal e pimenta preta moída no momento.

Tudo o que tem de fazer é um creme, numa panela, com o leite de coco, o caril e o gengibre. Depois, coloque este creme no fundo de um pirex e os lombos de bacalhau por cima. Leve ao forno, pré-aquecido a 200º C, durante 20 minutos e já está. Ah, quer saber quando é que acrescenta os coentros, não é? É ver a receita aqui. 

 

Bacalhau Assado no Forno com Cogumelos e Alho Francês

18265868_9153H (1).jpeg

Esta é a mais elaborada das três receitas, mas também é a mais polémica. É que leva umas fatias de bacon estaladiço e a minha querida e prezada Mulher Mistério recusa-se terminantemente a comer carne na véspera de Natal. Por isso tenho duas hipóteses: ou Ela deixa o bacon de lado, ou eu faço uma das outras duas receitas.

O problema é que a receita do blog Williams Sonoma é mesmo deliciosa: leva as tais fatias fininhas de bacon, lombos altos e suculentos de bacalhau, cogumelos secos, manteiga, alho francês laminado, vinagre de champanhe, cebolinho picado, flor de sal e pimenta preta moída no momento.

Primeiro, tem de hidratar os cogumelos, depois tostar o bacon numa frigideira. Finalmente, trate de saltear o alho francês com os cogumelos e o vinagre de champanhe. Coloque as postas de bacalhau por cima, untadas com manteiga e temperadas com flor de sal e pimenta, e leve ao forno, pré-aquecido a 190º C, durante 12 minutos. Sirva com o bacon estaladiço – e esmagado em pedacinhos pequeninos – por cima e com o cebolinho picado. É uma maravilha. Veja mais detalhes aqui.

 

Agora, resta-me desejar um Feliz Natal para si onde quer que toda a trabalheira esteja,

Ele

 

fotos: baker by nature; simply whiskedwilliams sonoma