as 6 regras de protocolo que foram quebradas no casamento real por harry e meghan

    4C6DEE1600000578-5747477-Prince_Harry_and_Meghan_Markle_kiss_on_the_steps_of_St_George_s_-m-3_1526752923713.jpg

    Fui a única que me emocionei e disfarcei uma lagrimita no casamento real? Disfarcei para a minha querida Família Mistério não achar que enlouqueci, porque a verdade é que nem britânicos somos. Mas eu sou uma lamechas e adoro assistir a um belíssimo conto de fadas.

    Meghan é linda, elegante e tem personalidade. Harry tem ar de ser um porreiro e está perdidamente apaixonado. Adorei o vestido simples mas com um corte incrível e super elegante, amei aquela tiara que a rainha emprestou à noiva e temi pelo tamanho do véu. Sim, tive medo que a noiva tropeçasse! Quem não?

    Mas o melhor mesmo foi tudo o que este casamento mudou.

     

    1 – Meghan entrou sozinha na igreja

    rexfeatures_9685436dr.jpg

    O momento que mais me arrepiou foi quando Meghan entrou na St. George’s Chapel sozinha. Que coragem, que statement de afirmação feminina incrível! Mas, ao mesmo tempo, achei um momento terrivelmente solitário. A duquesa de Sussex foi a primeira noiva da história da família real inglesa a dirigir-se ao altar sem ter o pai ao seu lado. E, mesmo com o mundo inteiro a assistir, Meghan não hesitou e avançou, linda e segura, até ao príncipe Carlos que a acompanhou nos últimos passos até ao altar.

     

    2 – Duas alianças na cerimónia

    rexfeatures_9685436de.jpg

    Harry também quebrou a tradição ao fazer questão de usar aliança. Normalmente, os homens da família real não a usam: o avô, o pai e o irmão optaram por não trocar alianças nos seus casamentos – só as mulheres é que usam. Mas Harry quis mostrar que os dois estão em pé de igualdade nesta relação, sendo que este gesto foi considerado um passo importante na modernização da monarquia britânica.

     

    3 – O bolo de limão

    cake1 (1).png

    A tradição diz que o bolo deveria ser de fruta e enorme, piramidal, com várias camadas. Desde os tempos da Rainha Vitória que toda a nobreza e a alta sociedade britânica servem sempre um bolo feito de frutas e álcool no dia do casamento. É um sinal de riqueza e prosperidade por causa dos ingredientes usados: frutas desidratadas, bebidas alcoólicas e especiarias. Por outro lado, simboliza a grandiosidade do Império Britânico, através dos ingredientes que vêm de todo o mundo.

    O álcool faz com que este tipo de bolos dure semanas e semanas sem se estragar. Segundo outra tradição, depois do casamento os noivos devem enviar, por correio, um cartão de agradecimento a todos os convidados, acompanhado por uma fatia do bolo que tenha sobrado. Sim, por correio, semanas depois… o que é que se há-de fazer?

    Ontem, Harry e Meghan mandaram todas as tradições pelo cano e, em vez do tradicional bolo inglês, serviram um bolo de limão e flor de sabugueiro. Pior: não foi apresentado com a grandiosidade de uma pirâmide, mas dividido em três blocos separados. Pior ainda: a chef pasteleira escolhida para fazer o bolo foi uma americana e não uma inglesa.

    Com isto, os noivos quiseram chamar a atenção para uma alimentação sustentável, recorrendo apenas a ingredientes locais e frescos, da época.

     

    4 – Meghan fez um brinde

    rexfeatures_9685436ax.jpg

    Mais um sinal de afirmação feminina. Segundo a tradição da família real, cabe ao noivo (homem, portanto) fazer um brinde à frente dos convidados. Além dele, também fazem um discurso o pai da noiva (outro homem) e o padrinho (três homens em destaque).

    Ontem foi diferente. Meghan fez questão de fazer um brinde e um discurso para homenagear o noivo e agradecer à Rainha, que ofereceu a cerimónia no seu Castelo de Windsor.

     

    5 – Além de ser divorciada, não é anglicana

    4C6EDCB100000578-5747477-image-a-97_1526743379686.jpg

    Mas o mais grave não é nada disto. Meghan é americana (choque), divorciada (extra choque) e não é anglicana (caos total). Ok, este último detalhe foi resolvido porque Meghan aceitou ser batizada pela Igreja Anglicana, mas mesmo assim fez questão de ter um pastor negro a fazer uma homilia que fica para a história, e que provocou um olhar de lado de Kate Middleton que está a inundar as redes sociais em todo o mundo.

    BPP_MDG_190518meghan_3645JPG.jpg

     

    6 – Casamento em Maio

    nintchdbpict000407465678 (1).jpg

    Outra tradição que foi quebrada. Desde que a rainha Vitória decretou que dava azar casar no quinto mês do ano que nenhum membro da família real ousava marcar um casamento em Maio. Definitivamente, Harry e Meghan não são supersticiosos.

    4C7135D900000578-5748651-image-m-37_1526755975121.jpg

    E, finalmente, a pergunta que me assaltou o espírito durante toda a cerimónia: será que Meghan levou collants? O protocolo exige que todas as senhoras da família real não apareçam em público sem collants. Mas a verdade é que ninguém repararia se Meghan ousasse ir com as pernas desnudadas. O vestido de noiva seria o seu maior cúmplice. Eu aposto que sim, já que no anúncio oficial do noivado ela desafiou tudo e todos e foi de vestido pelos joelhos sem collants.

    Gosto dela e espero sinceramente que seja feliz para sempre com o seu príncipe!

     

    Um ótimo domingo,

    Ela

     

    fotos: d.r.

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *