as 7 aldeias mais românticas da europa

    Toda a gente adora namorar em cidades como Paris, Veneza ou Florença, mas infelizmente hoje em dia estão todas repletas de turistas e de casais apaixonados (ou nem por isso) a tirar selfies por todo o lado. Se está a pensar numa escapadinha romântica diferente, longe das multidões e confusões, perca-se nesta lista de pequenas aldeias onde é impossível não se apaixonar. A lista é da Condé Nast Traveler e inclui uma em Portugal e, curiosamente, não é Sintra.

     

    Bled, Eslovénia 

    Bled-Slovenia-GettyImages-637515746_high.jpg

     

    É difícil encontrar um sítio mais romântico do que esta aldeia que parece saída de um conto de fadas. Situada no lago Bled, tudo aqui é de cortar a respiração: desde o castelo que data do século XII às encostas sobre o lago e aos restaurantes à luz das velas. A Condé Nast sugere um passeio numa pletna, um barco a remos de madeira típico da região, até à romântica ilha no meio do lago. Diz a lenda que, se visitar a igreja da ilha e tocar o sino, todos os seus sonhos se vão concretizar. Não custa tentar, não é?

     

    Hallstätt, Áustria 

    romantic-towns-Hallstatt-GettyImages-475757716.jpg

    Parece saída de um filme da Disney, não é? Hallstätt é mesmo especial. A chegada de ferry é de cortar a respiração, com as montanhas Dachstein a comporem a paisagem, digna de um quadro impressionista. Esta aldeia na costa ocidental do lago Hallstätt, na região montanhosa de Salzkammergut, na Áustria, foi considerada pela UNESCO Património da Humanidade. Não vai conseguir resistir às igrejas que datam do século XII, à praça do mercado e aos românticos restaurantes onde pode jantar à luz das velas. Além disso, Hallstätt fica apenas a uma hora de carro de Salzburgo e a três de Viena, por isso, pode organizar a viagem a partir de qualquer uma das principais cidades austríacas.

     

    Annecy, França 

    Annecy-france-GettyImages-466576160.jpg

    Rodeada pelos Alpes, Annecy está construída à volta de um maravilhoso castelo do século XIV. Conhecida como a Veneza de Saboia, esta aldeia recheada de pontes e canais é o spot ideal para um pedido de casamento. Há lá coisa mais romântica do que passear de mãos dadas ou abraçados por estas ruas de pedra? E passear de barco no lago Annecy?

     

    Iseo, Itália 

    bigstock-lago-d-iseo-12092126.jpg

    O lago de Como pode ter toda a fama e glória, mas o lago Iseo é muito mais calmo e tranquilo, sem multidões de turistas e tão ou mais romântico. A aldeia em si, situada na margem sul do lago, tem uma vista deslumbrante para o monte Isola. E como é muito menos turístico do que o lago de Como, pode ter as praças, as igrejas românicas e os castelos medievais, todos, só para si. Não tem o George Clooney, mas não se pode ter tudo, não é?

     

    Costa Nova, Portugal 

    Aveiro-Portugal-GettyImages-514318157_super.jpg

    A Condé Nast Traveler incluiu este verdadeiro cartão postal português na lista, e nós concordamos em absoluto. As típicas casas às riscas, também chamadas de palheiros, são tão românticas que apetece entrar e ficar ali a viver para sempre. Além disso, não pode deixar de passear nos incríveis moliceiros pelos  românticos canais de Aveiro. E já agora, desgrace-se com uns ovos moles. Vale mesmo a pena.

     

    Giethoorn, Países Baixos 

    romantic-towns-Giethoorn-GettyImages-589942060.jpg

    Também conhecida como a Veneza do Norte graças aos seus inúmeros e românticos canais, a aldeia de Giethoorn inspirou certamente vários filmes da Disney, como a Branca de Neve ou A Bela Adormecida, por exemplo. As casas com telhado de colmo, as pontes de madeira centenárias e os trilhos escondidos por entre as árvores são o cenário ideal para umas férias de sonho e sossegadas. Aqui o silêncio chega a ser ensurdecedor o que pode ser um luxo quando se vive numa cidade grande. E alugar um barco para passear pelos canais?

     

    Geiranger, Noruega 

    Geiranger-Norway-GettyImages-507259938_medium.jpg

    Situada no sopé de um fiorde, considerado Património da Humanidade pela UNESCO, cercada por impressionantes montanhas, a aldeia de Geiranger é um autêntico cartão postal. Além da paisagem deslumbrante, também é um paraíso para foodies, com lojas de queijo e de chocolate e restaurantes farm to table como a intimista Brasserie Posten. Não deixe de passear de barco pelos fiordes e deslumbrar-se com as incríveis cascatas.

     

    Boa viagem,

    Ela

     

     

    2 comentários em “as 7 aldeias mais românticas da europa

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *