Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

as 8 melhores dicas de gordon ramsay para cozinhar como um chef de topo

5b0c1db4-42c2-11e8-ab09-36e8e67fb996_1280x720_172751.jpg

Cada vez que rebenta mais uma crise no Sporting, eu sonho com Gordon Ramsay. Não sei porquê mas desconfio que, se Ramsay fosse o chef executivo de Bruno de Carvalho, os adeptos teriam uma vida bem mais tranquila. Há vários momentos da nossa vida em que precisamos desesperadamente de um Gordon Ramsay por perto. E este é um deles.

Por isso é que tenho aqui as dicas mais indispensáveis do chef escocês. Não para gerir um clube de futebol como o Bruno de Carvalho, mas para cozinhar como um verdadeiro especialista. A selecção é do sempre útil Buzzfeed.

  

Como amadurecer a fruta verde em 24 horas

fruit-1523726_960_720.jpg

Quem é que nunca chegou a casa, a babar-se para um novo e reluzente abacate e percebeu que ele estava duro como pedra? Pois bem, Gordon Ramsay acaba rapidamente com esse drama. Tudo o que tem de fazer é colocar a fruta verde e dura (por favor, não interprete isto como uma piada sobre o Sporting), juntamente com uma banana madura, dentro de um saco de papel, num sítio escuro.

A banana madura produz quantidades significativas de gás etileno, o que vai acelerar o processo de amadurecimento da fruta como se se tratasse de uma flecha em direcção ao alvo. O site The Kitchn testou a técnica e conseguiu amadurecer um abacate em 24 horas.

Se não tiver sacos de papel em casa, embrulhe tudo num jornal e feche muito bem. A ideia é concentrar ao máximo a quantidade de gás etileno libertada.

 

Como picar as ervas aromáticas sem perder o sabor

anigif_sub-buzz-8345-1498769650-1.gif

O segredo é não esmagar as ervas aromáticas. Se depois de as picar, ficar com uma enorme mancha verde em cima da tábua de cortar (já sabe, nada de associações ao Sporting), é sinal de que fez asneira. A ideia é que o aroma e o sabor continuem nas ervas e não se percam na tábua.

O que tem de fazer é pegar nas folhas delicadamente e picá-las com uma faca muito bem afiada. No caso das folhas de manjericão, deve juntá-las todas, colocando a maior por fora, e enrolá-las como se fossem um tubo. Depois pode cortá-las lentamente sem as apertar muito.

No caso da salsa e dos coentros, por exemplo, segure no caule de um molho inteiro e passe com a faca afiada junto às folhas para as separar. Depois pique sem pressionar muito. Veja o vídeo com a demonstração aqui.

 

Como descascar um kiwi rapidamente

anigif_sub-buzz-11187-1498770552-5.gif

Lá vem outra vez a fruta verde para a conversa... Peço desculpa, não volta a acontecer. 

Tudo o que precisa é de cortar o kiwi ao meio. Depois pegue numa colher de chá e enfie-a junto à casca, rodando-a à volta para separar a fruta da casca. Vai ver como fica com um kiwi impecável e com umas mãos limpinhas. Em poucos segundos.

Veja o vídeo com a demonstração aqui.

 

Como confirmar se um ananás está maduro

fruit-3385056_960_720.jpg

Não dá para apalpar, não é? Pois, não dá. O segredo de Gordon Ramsay é puxar uma das folhas que está no centro da coroa. Se esta sair facilmente, é sinal de que o ananás está bem maduro. Se estiver bem presa, é porque ainda está verde.

 

Como cortar um pimento sem ter de limpar as sementes

anigif_sub-buzz-14380-1509489575-8.gif

É o drama do costume. Especialmente na época dos Santos Populares. Primeiro tem de cortar o pimento e depois ainda precisa de limpar todas aquelas minúsculas sementes que se espalham por todo o lado. O segredo para ficar com um pimento sem sementes é cortar o caule e virar o pimento com a parte cortada para baixo. Depois vá cortando fatias fininhas na vertical, de cima para baixo. Como o pimento é oco, vai cortar tudo, deixando apenas as sementes todas acumuladas no centro.

Veja o vídeo da demonstração aqui.

 

Como confirmar se um bife está no ponto

anigif_sub-buzz-3659-1498831997-4.gif

Não, infelizmente não o pode cortar para ver como está o interior. O segredo é apalpá-lo com dois dedos e compará-lo com a sua mão: se a carne estiver macia como a palma da sua mão, está mal passada; se estiver dura como o topo do seu pulso, está bem passada; se estiver com uma consistência intermédia como a zona de baixo do pulso, junto à mão, está no ponto médio.

Veja aqui o vídeo em que Ramsay ensina a fazer o bife perfeito.

 

Como cozer as batatas de forma perfeita

potatoes-1585060_960_720.jpg

Já lhe conteceu fazer umas batatas cozidas e elas ficarem quase desfeitas por fora, não já? Mas agora vai deixar de acontecer. O segredo é começar a cozer as batatas em água fria e não em água a ferver. Assim, quando elas estiveram bem cozidas no centro, estarão perfeitinhas no exterior.

 

Como impedir a fruta de ficar escura depois de cortada

fruit-salad-2059249_960_720.jpg

Está é fácil, chef Ramsay. Apesar de ser óptima, já a uso há muito tempo cá em casa. Pois, claro: basta envolver todos os pedaços de fruta em sumo de limão para os impedir de oxidar. Isto resulta essencialmente com maçãs, abacates ou até com batatas.

 

Uma óptima dica para si onde quer que o Gordon Ramsay esteja,

Ele

 

fotos: buzzfeed; d.r.

 

2 comentários

Comentar post