as 7 melhores entradas com queijo derretido

    Há duas coisas obrigatórias numa festa de Passagem de Ano: um copo de champanhe e um prato de queijo. Este ano, também é obrigatório ter uma música da Maria Leal, mas esperemos que a tradição não se mantenha durante muito tempo…

    Para esta família, o fundamental é mesmo o queijo. E nesta altura do ano, tem de ser derretido, a escorrer como um rio de lava para cima de uma tosta deliciosa. É por isso mesmo que eu estou já a reunir as melhores receitas de queijo derretido que conheço para escolher a ementa de dia 31. Acompanhado com fruta, com mel ou com especiarias, é só escolher o que lhe apetece mais.

     

    Queijo Camembert no Forno com Tomilho, Pimenta Rosa e Moscatel

    18994702_Obupq.jpeg

    É uma receita quase tão fácil como deliciosa. Tudo o que precisa de fazer é pegar num queijo Camembert e cortar-lhe uma fatia muito fininha no topo, como se lhe estivesse a tirar a tampa. Depois, espalhe por cima um pouco de tomilho fresco, flor de sal, pimenta rosa e um fio de vinho Moscatel. Leve ao forno durante 10 minutos e já está. Sirva para os seus convidados irem molhando umas tostinhas ou uns cubos de pão no queijo derretido. Vai ver como é absolutamente viciante. Tem alguma dúvida? Dê uma vista de olhos aqui. A receita é do blog French Flakes.

      

    Rolinhos Estaladiços de Queijo de Cabra com Mel e Tomilho

    17790559_G8PRM.jpeg

    Confesso que, cada vez que olho para este fio de mel a cair em cima do queijo de cabra derretido e da massa filo estaladiça, o meu ritmo cardíaco ultrapassa o da Hillary Clinton quando ouve falar no nome do Donald Trump. Esta deliciosa mistura de texturas e sabores, do blog Drizzle and Dip, é perfeita e, ainda por cima, prática para ir petiscando ao longo de uma festa. Pegue numas folhas de massa filo e pincele-as com manteiga derretida. Depois coloque lá dentro queijo de cabra, tomilho e mel e enrole. Leve ao forno, durante 15 a 20 minutos, até a massa ficar estaladiça e o queijo derretido. Sirva com um pouco mais de mel a acompanhar e vá molhando lá os rolinhos cada vez que dá uma trinca. É absolutamente viciante! Para saber mais detalhes, siga este link.

     

    Queijo no Forno com Pistácios, Nozes e Sementes de Sésamo

    17771159_PfycZ.jpeg

    Esta fabulosa receita do blog Gourmande in the Kitchen é absolutamente fundamental para qualquer Passagem de Ano digna desse nome. Primeiro porque leva cereja secas, o que lhe dá um toque adocicado único. Depois, porque tem por cima uma mistura exótica de especiarias, sementes e frutos secos. Tudo isto caramelizado no forno com um fio de mel. Não é tão rápido de fazer como as duas receitas anteriores, mas vale a pena ver como se prepara aqui.

     

    Mini-tartes de Queijo Brie com Amoras

    18688808_roItM.jpeg

    Se aquilo que procura é um aperitivo que faça uma vistaça e seja fácil de preparar, esta receita do site Maebells é tudo aquilo com que sempre sonhou. Por baixo, leva uma base de massa de tarte. No meio, está um fantástico queijo Brie derretido. E no topo uma colher de doce de amora com uma peça de fruta por cima. A mistura das tartes crocantes com o queijo derretido e o doce é absolutamente viciante. Sempre que faço isto cá em casa, ninguém consegue parar de comer. E depois é tão fácil como isto: espalhe a massa de tarte por formas pequeninas, coloque o queijo Brie por cima e leve ao forno durante 10 minutos. Deixe arrefecer um pouco, espalhe o doce e a amora por cima e sirva. Está a ver um aperitivo mais fácil do que este? Calculei. A receita completa está aqui.

     

    Camembert no Forno com Romã e Tomilho

    19076413_iawdA.jpeg

    Está a ver a receita anterior do Camembert aberto com tomilho e Moscatel? Esta é muito parecida: também retira a tampa ao queijo, cortando uma fatia muito fininha no topo. Depois tempera-o com tomilho e leva ao forno durante 10 minutos. O queijo vai ficar derretido e absorver os aromas do tomilho. Quando for servir, espalhe umas sementes de romã para lhe dar um toque adocicado. É delicioso. Então se servir com umas tostas ou uns grissini, vai ver o sucesso que faz. A receita é do blog The Merry Thought e está aqui.

     

    Palitos de Pão com Queijo Derretido

     

    Esta é uma verdadeira tentação e dá para aprender a fazer num vídeo de 40 segundos. Pegue num pão alentejano da véspera e corte-o em quadrados, sem cortar a base. A ideia é ficar com um pão em palitos quadrados em cima e intacto em baixo. Preencha os espaços entre os palitos com fatias de queijo provolone. A seguir, pincele o pão por cima com manteiga derretida e salpique-o com sementes de papoila e cebolinho picado. Embrulhe o pão numa folha de alumínio e leve-o ao forno durante 15 minutos, a 250º C. Desembrulhe-o e leve mais cinco minutos ao forno, até ficar tostado por cima e com o queijo bem derretido no meio. Sirva assim e deixe os convidados retirarem os palitos de pão embebidos no queijo derretido. Uma loucura! Veja a receita e o vídeo aqui.

     

    Queijo Brie no Forno com Nozes Caramelizadas e Framboesas

    19978280_N19mm.jpeg

    O segredo desta receita do blog Homemade Hooplah está nas nozes que são cozinhadas com açúcar e manteiga até caramelizarem totalmente. É isso que vai dar um toque surpreendente a este queijo magnífico. Pode fazer com Brie ou com Camembert. Depois, o queijo também vai a derreter ao forno com uma leve capa de açúcar mascavado, o que lhe dará um sabor único. E, no final, é servido com as nozes caramelizadas por cima e com umas framboesas frescas embebidas numa mistura de vinagre balsâmico e mel. É bom demais para estarmos aqui com mais conversas. O melhor é vir aqui para conhecer a receita completa.

    Agora só tem de escolher o que é que vai fazer na noite de 31 de Dezembro. Eu confesso que estou com vontade de fazer tudo.

     

    Uma óptima Passagem de Ano para si onde quer que o queijo esteja,

    Ele

     

    fotos: french flakesdrizzle and dipgourmande in the kitchenmaebellsthe merry thoughthomemade hooplah

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *