Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

as casas mais espectaculares de portugal, segundo a bbc

The-Wall-House-on-Portuguese-Riviera-by-Guedes-Cruz-Arquitectos-Yellowtrace-05.jpg

É o meu mais recente vício: visitar as casas mais espectaculares do mundo – sem sair da minha própria casa. A série da BBC The World's Most Extraordinary Homes, transmitida em Portugal no Netflix, mostra algumas das mais fabulosas casas do planeta. E transformou-me numa espécie de mosca que anda a passear-se por dentro de moradias absolutamente incríveis. Há casas com telhados que são asas de aviões, há casas totalmente em vidro, há casas construídas debaixo da terra, redondas ou em forma de onda – enfim, há tudo o que pode imaginar.

Pois, acontece que os senhores da BBC resolveram vir até Portugal visitar as mas incríveis casas alguma vez construídas por aqui. Para o canal de televisão britânico, Portugal tem uma reputação de "fantástico design, mas também de alguma modéstia", além de "paisagens deslumbrantes". E isso transforma o país num destino obrigatório para quem procura inovação, elegância e discrição.

O primeiro episódio da segunda temporada da série foi inteiramente dedicado a quatro inacreditáveis casas em Portugal. Esta é só uma delas e tem a piscina mais espantosa que eu já vi.

 

The Wall House

Cascais

Projecto: Guedes Cruz Arquitectos

Fotos: Ricardo Oliveira Alves Fotografia

 

Fica ao lado do Campo de Golfe Oitavos Dunes, em Cascais, e tem uma piscina suspensa, com o fundo totalmente em vidro. É isso mesmo: a piscina está ao nível do primeiro andar da casa, junto aos quartos, e fica suspensa por cima do deck de madeira onde está uma mesa de jantar, uns colchões, uns sofás e uma segunda piscina.

The-Wall-House-on-Portuguese-Riviera-by-Guedes-Cruz-Arquitectos-Yellowtrace-06.jpg

Quando alguém se senta no deck do jardim e olha para cima, o que vê são as pessoas a nadar por cima de si, além de água e céu – mais nada. É uma sensação absolutamente deslumbrante que fica bem evidente neste vídeo do fotógrafo Ricardo Oliveira Alves aqui em baixo.

 

 

O projecto da casa é do atelier de arquitectura Guedes Cruz e é absolutamente surpreendente. Por fora, só vê uma casa simples de betão. Até o portão é discreto. 

The-Wall-House-on-Portuguese-Riviera-by-Guedes-Cruz-Arquitectos-Yellowtrace-01.jpg

Na verdade, não é bem um portão, é mais um muro coberto de ervas e de relva. Quando carrega num comando (não, a casa não tem chave), o muro desliza para o lado e abre-se uma passagem. Depois, é só atravessar uma ponte, como se fosse a ponte elevadiça de um castelo, e entrar numa casa onde quase todas as paredes são em vidro.

The-Wall-House-on-Portuguese-Riviera-by-Guedes-Cruz-Arquitectos-Yellowtrace-20.jpg

Tanto os vidros como algumas paredes deslizam quando se carrega no comando, de forma a permitir passagens, criar recantos e abrir a casa completamente para o jardim e o campo de golf.

The-Wall-House-on-Portuguese-Riviera-by-Guedes-Cruz-Arquitectos-Yellowtrace-08.jpg

As paredes da sala são totalmente em vidro e abrem para o relvado, sendo possível bater uma bola de golf de dentro de casa directamente para o campo.

The-Wall-House-on-Portuguese-Riviera-by-Guedes-Cruz-Arquitectos-Yellowtrace-04.jpg

Mas o mais extraordinário é mesmo o deck exterior que os arquitectos quiseram que fosse coberto e protegido do vento sem perder luz. Por isso criaram a segunda piscina no tecto: não deixa passar o calor graças às 55 toneladas de água, mas deixa passar a luz de uma forma translúcida e única.

The-Wall-House-on-Portuguese-Riviera-by-Guedes-Cruz-Arquitectos-Yellowtrace-09.jpg

Tudo isto é rodeado de vidro, que pode estar fechado no Inverno e aberto no Verão.

The-Wall-House-on-Portuguese-Riviera-by-Guedes-Cruz-Arquitectos-Yellowtrace-17.jpg

Se isto não for suficiente para o convencer de que estamos perante uma das casas mais fantásticas do mundo, então deixe-me dizer-lhe que ainda há uma cave com uma sala de cinema e de jogos...

The-Wall-House-on-Portuguese-Riviera-by-Guedes-Cruz-Arquitectos-Yellowtrace-34.jpg

...e uma garagem.

The-Wall-House-on-Portuguese-Riviera-by-Guedes-Cruz-Arquitectos-Yellowtrace-32.jpg

Além, claro, de uma adega em vidro que me deixou a babar.

The-Wall-House-on-Portuguese-Riviera-by-Guedes-Cruz-Arquitectos-Yellowtrace-31.jpg

Para a apresentadora da série, estar nesta casa foi um dos "maiores privilégios" da sua vida. E percebe-se porquê. Basta olhar para as fotografias.

The-Wall-House-on-Portuguese-Riviera-by-Guedes-Cruz-Arquitectos-Yellowtrace-03.jpg

The-Wall-House-on-Portuguese-Riviera-by-Guedes-Cruz-Arquitectos-Yellowtrace-13.jpg

The-Wall-House-on-Portuguese-Riviera-by-Guedes-Cruz-Arquitectos-Yellowtrace-16.jpg

The-Wall-House-on-Portuguese-Riviera-by-Guedes-Cruz-Arquitectos-Yellowtrace-36.jpg

Se quiser conhecer as outras casas eleitas em Portugal, veja aqui o programa completo.

 

Uma óptima casa para si onde quer que esteja,

Ele

 

projecto: guedes cruz arquitectos; fotos: ricardo oliveira alves fotografia

 

2 comentários

Comentar post