Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

as duas palavras mágicas que lhe podem valer um upgrade para executiva na sua próxima viagem de avião

É a notícia do mês. Esqueça os Óscares, esqueça as investigações ao Benfica, esqueça o novo penteado da Georgina. Esta é a informação de que precisamos até ao Verão. 

Está a ver aquelas viagens de avião que faz, esmagado entre a senhora que se lembrou de trazer oito sacos de Queijos da Serra para a família e o ex-jogador de basquetebol do Benfica com um filho de 2,10 m ao colo? Eu infelizmente consigo invariavelmente lugares destes quando viajo na TAP...

Pois bem, agora a escritora britânica Tilly Bagshawe revelou qual o segredo para conseguir sempre um upgrade para classe executiva. Natural do Reino Unido e a viver em Los Angeles, ela viaja mais de 15 mil km por ano, o que a torna numa verdadeira especialista na matéria. E consegue viajar constantemente em executiva sem nunca ter pago um bilhete de primeira classe na vida. Tudo o que precisa é de ligar para a companhia e dizer duas palavras mágicas: "revenue management".

Qantas-Airways-first-class.jpg

 

O Revenue Management (o nome é o mesmo em português) é o departamento que, nas companhias aéreas, se assegura de que cada voo é lucrativo. Por outras palavras, é este departamento que faz a gestão do voo e que decide quantos lugares de executiva vão ser dados para upgrade e em que momento é que isso é feito.

Como nem toda a gente sabe que este departamento existe, ao falar dele está a dar um ar de entendido e bem relacionado. E isso pode valer-lhe um upgrade. O que a escritora faz sempre é ligar para a central de reservas e perguntar:

– Queria saber se o Revenue Management libertou alguns bilhetes para upgrade com milhas, por favor.

Se a resposta for não, peça para lhe passarem directamente para o departamento. Se conseguir que a chamada seja transferida, Bagshawe assegura que o upgrade é quase garantido. O máximo que pode acontecer é cobrarem-lhe as milhas, mas sempre é melhor do que pagar um bilhete em executiva.

transaero.jpg

A dica de Tilly Bagshawe foi publicada no site da Bloomberg e tornou-se praticamente viral, com vários jornais de todo o mundo a citarem a estratégia e a confrontarem especialistas com o estratagema. 

A parte mais difícil em tudo isto é mesmo conseguir que a sua chamada seja passada para o Revenue Management. Um especialista em aviação, citado pelo jornal Business Insider, diz que "muito poucas companhias permitem que se passe uma chamada para o Revenue Management em busca de um upgrade". E a TAP, em Portugal, costuma desafiar os clientes a candidatarem-se a um upgrade através de um leilão online ou preenchendo um formulário na área de milhas da companhia. No entanto, já sabemos que há sempre uns lugares oferecidos a VIPs.

Agora cabe-lhe a si convencer a telefonista. Um lugar em executiva vale o esforço, não vale?

 

Uma óptima viagem para si onde quer que o upgrade esteja,

Ele

 

fotos: d.r.