Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

as papas de aveia mais surpreendentes de sempre

Parece uma sobremesa de sonho hipercalórica mas é um pequeno-almoço hipersaudável. Por baixo são umas papas de aveia com cacau, por cima tem banana caramelizada, morangos, iogurte e frutos secos, e ainda… (sim, não acabei!) um fio de chocolate quente para terminar. Esta receita do blog Dishing Out Health tem todos os ingredientes da clássica banana split só que é sem glúten, sem açúcar e rica em fibras e proteínas! Eu não disse que era saudável? Ah, além disso, demora só 10 minutos a fazer!

Só precisa de flocos de aveia, uma banana madura esmagada, leite de amêndoa, cacau em pó (a receita original usa proteína de chocolate mas eu prefiro cacau em pó), iogurte grego de baunilha, sementes de chia, extrato de baunilha e stevia. Como toppings, vai precisar de meia banana cortada em fatias grossas (óleo de coco e uma pitada de sal para caramelizar a banana), morangos fatiados, flocos de coco, nozes e pecan esmagadas e pepitas de chocolate preto com óleo de coco para fazer o chocolate quente.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 2 pessoas, espreite aqui a receita original.

sundae3.jpg

  

Junte primeiro o leite de amêndoa, o cacau em pó e o extrato de baunilha num shaker ou num jarro com tampa. Agite ou misture bem.

Numa taça média, misture a aveia, a banana esmagada, o iogurte, as sementes de chia e a stevia até obter uma consistência homogénea. Junte a mistura do leite de amêndoa, mexa bem, tape e coloque no frigorífico durante a noite ou durante pelo menos 5 a 6 horas.

No dia seguinte, retire as papas de aveia do frigorífico e já só tem que preparar os toppings.

Para caramelizar a banana, aqueça uma colher de sopa de óleo de coco numa frigideira pequena em lume médio. Quando estiver quente, junte as fatias de banana com uma pitada de sal. Salteie durante 2 ou 3 minutos de cada lado ou até ficar com um aspeto caramelizado. Coloque por cima das papas de aveia.

Depois faça o molho de chocolate quente: misture as pepitas de chocolate preto e o óleo de coco numa taça e leve ao micro-ondas durante 20 segundos. Mexa e volte a colocar durante mais 10 a 15 segundos até o chocolate derreter.

Ponha o resto dos toppings por cima das papas de aveia (os morangos fatiados, os flocos de coco, as nozes e as pecan esmagadas) e finalize com um fio de chocolate quente por cima.

É ou não é uma maravilha? É ou não é irresistível? É ou não é de outro mundo? OK. Vou parar!

 

Leia ainda: 

 

Um ótimo pequeno-almoço,

Ela

 

receita e foto: dishing out health