Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

atum braseado com sementes de linhaça e molho de orégãos

Confesso: isto não anda fácil. Jantares na Cantina da Estrela, pica-pau com molho de mostarda e gin fizz de aipo não são propriamente os melhores sinónimos de dieta. Resultado: Ela está furiosa e eu estou tramado. É preciso fazer alguma coisa para remediar tudo isto muito rapidamente. Por isso, hoje tenho uma surpresa que deixa os dois felizes. É bom e é light, sabe bem e não engorda. Parece impossível? Claro que não! É só um dos milhares de pratos fantásticos que não nos obrigam logo a subir para cima da balança com o peso do jantar mais o peso da consciência. Chama-se atum braseado com sementes de linhaça e molho de azeite, vinagre balsâmico, limão e orégãos. E tem uma vantagem acrescida: a receita é exactamente o que está descrito no nome. Não tem nada que saber.

Primeiro compra o atum fresco e pede para cortar bifes com dois dedos de grossura. Eu costumo levar sempre o meu filho mais novo e perguntar, com um ar de ingénuo, se o atum é suficientemente fresco para fazer sashimi para a criança. Não sei porquê, mas acredito que um miúdo com ar inocente apela ao instinto maternal das peixeiras. E assim não me vão impingir peixe pouco fresco...

Depois, é só envolver o atum nas sementes de linhaça. Também pode fazer com sementes de sésamo que é óptimo. Mas não abuse porque estão carregadinhas de calorias. A seguir passa-lhe com um maçarico de cozinha à volta ou, se não tiver maçarico, grelha o atum sem gordura, 30 segundos de cada lado, com o lume no máximo. Vai querer que o atum fique dourado por fora e cru por dentro.

E já está. Para o molho, junta azeite extra virgem, vinagre balsâmico, sumo de meio limão, flor de sal e orégãos, e mistura tudo com um garfo. Mas, por favor, não use orégãos embalados. Em qualquer mercearia já os consegue comprar secos em ramo.

Quando servir, coloque o molho por cima do atum. É muito fácil e cá em casa é uma das minhas saídas durante a época das dietas. Até as crianças adoram.

 

Ingredientes 

- Atum

- Sementes de linhaça

- Azeite

- Vinagre balsâmico

- Meio limão

- Flor de sal

- Orégãos

 

Uma boa semana para si, onde quer que esteja,

Ele

2 comentários

Comentar post