Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

bacalhau assado no forno com cogumelos, alho francês e bacon: o nosso jantar de hoje

Hoje acordei patriótica, a recitar Lusíadas e a declamar versos de Fernando Pessoa. OK, é mentira. Estava a tentar passar a imagem de uma dona de casa super intelectual. Mas a verdade pura e dura é que acordei com o som assustador da inenarrável música do Quim Barreiros, sobre o bacalhau, que saía do quarto de um dos nossos filhos. O mais grave é que, além de a música ter ficado a tocar em loop dentro da minha cabeça, provocou-me um inexplicável desejo de ir a Fátima comer aquele maravilhoso bacalhau da Tia Alice. Horrorizado com o elevadíssimo nível da minha associação de ideias, o meu sempre atento Marido Mistério calou-me de vez:

- OK, faço bacalhau para o jantar mas, pelo amor da Santa, tira o computador do quarto dos miúdos: é preciso erradicar o Quim Barreiros desta casa.

E foi assim que lhe passei para as mãos esta deliciosa receita do blog williams-sonoma que, claro, é super compatível com a minha dieta. Sem contar com o bacon. Mas qual é a graça de uma dieta, sem uma exceção ou outra?

WS_1Pot_CodLeeks_2018-544x816.jpg

 

Ingredientes 

Para 4 pessoas

  • 100 g de cogumelos morel secos (se não encontrar, use outros cogumelos secos)
  • 1/2 chávena de água a ferver
  • 3 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • 4 fatias de bacon
  • 2 chávenas de alho francês cortado muito fininho
  • 1/4 de colher de chá de sal + para temperar
  • 1 colher de chá de vinagre de champanhe
  • 4 postas de bacalhau (cada uma com cerca de 170 g)
  • Pimenta preta moída
  • 1 colher de sopa de cebolinho picado

 

Pré-aqueça o forno a 190º C. Numa taça, ensope os cogumelos na água acabada de ferver durante 20 minutos. Esprema os cogumelos, seque-os e corte os maiores.

Derreta numa frigideira (que possa depois ir ao forno), em lume médio, duas colheres de sopa de manteiga. Junte o bacon e deixe saltear durante cinco minutos até ficar estaladiço. Escorra o excesso de gordura do bacon numa folha de papel de cozinha. Deixe apenas cerca de três colheres de sopa de gordura na frigideira. Junte o alho francês e 1/4 de colher de chá de sal e mexa bem durante 10 minutos.

Esmigalhe o bacon que deixou de parte. Acrescente os cogumelos, o vinagre e metade do bacon ao alho francês. Mexa bem e espalhe tudo na frigideira. Tempere as postas de bacalhau com sal e pimenta e coloque-as por cima da mistura de alho francês. Barre as postas com a restante colher de sopa de manteiga. Leve ao forno e deixe assar até conseguir furar o bacalhau com um garfo, durante cerca de 12 minutos. Decore com a outra metade do bacon e o cebolinho e sirva.

Amanhã vou acordar a cantar "As Favas com Chouriço" do José Cid, a ver se pega.

 

Um ótimo fim-de-semana,

Ela

 

receita e foto: williams-sonoma

 

6 comentários

Comentar post