bacalhau assado no forno com cogumelos, alho francês e bacon: o nosso jantar de hoje

    Hoje acordei patriótica, a recitar Lusíadas e a declamar versos de Fernando Pessoa. OK, é mentira. Estava a tentar passar a imagem de uma dona de casa super intelectual. Mas a verdade pura e dura é que acordei com o som assustador da inenarrável música do Quim Barreiros, sobre o bacalhau, que saía do quarto de um dos nossos filhos. O mais grave é que, além de a música ter ficado a tocar em loop dentro da minha cabeça, provocou-me um inexplicável desejo de ir a Fátima comer aquele maravilhoso bacalhau da Tia Alice. Horrorizado com o elevadíssimo nível da minha associação de ideias, o meu sempre atento Marido Mistério calou-me de vez:

    – OK, faço bacalhau para o jantar mas, pelo amor da Santa, tira o computador do quarto dos miúdos: é preciso erradicar o Quim Barreiros desta casa.

    E foi assim que lhe passei para as mãos esta deliciosa receita do blog williams-sonoma que, claro, é super compatível com a minha dieta. Sem contar com o bacon. Mas qual é a graça de uma dieta, sem uma exceção ou outra?

    WS_1Pot_CodLeeks_2018-544x816.jpg

     

    Ingredientes 

    Para 4 pessoas

    • 100 g de cogumelos morel secos (se não encontrar, use outros cogumelos secos)
    • 1/2 chávena de água a ferver
    • 3 colheres de sopa de manteiga sem sal
    • 4 fatias de bacon
    • 2 chávenas de alho francês cortado muito fininho
    • 1/4 de colher de chá de sal + para temperar
    • 1 colher de chá de vinagre de champanhe
    • 4 postas de bacalhau (cada uma com cerca de 170 g)
    • Pimenta preta moída
    • 1 colher de sopa de cebolinho picado

     

    Pré-aqueça o forno a 190º C. Numa taça, ensope os cogumelos na água acabada de ferver durante 20 minutos. Esprema os cogumelos, seque-os e corte os maiores.

    Derreta numa frigideira (que possa depois ir ao forno), em lume médio, duas colheres de sopa de manteiga. Junte o bacon e deixe saltear durante cinco minutos até ficar estaladiço. Escorra o excesso de gordura do bacon numa folha de papel de cozinha. Deixe apenas cerca de três colheres de sopa de gordura na frigideira. Junte o alho francês e 1/4 de colher de chá de sal e mexa bem durante 10 minutos.

    Esmigalhe o bacon que deixou de parte. Acrescente os cogumelos, o vinagre e metade do bacon ao alho francês. Mexa bem e espalhe tudo na frigideira. Tempere as postas de bacalhau com sal e pimenta e coloque-as por cima da mistura de alho francês. Barre as postas com a restante colher de sopa de manteiga. Leve ao forno e deixe assar até conseguir furar o bacalhau com um garfo, durante cerca de 12 minutos. Decore com a outra metade do bacon e o cebolinho e sirva.

    Amanhã vou acordar a cantar “As Favas com Chouriço” do José Cid, a ver se pega.

     

    Um ótimo fim-de-semana,

    Ela

     

    receita e foto: williams-sonoma

     

    6 comentários em “bacalhau assado no forno com cogumelos, alho francês e bacon: o nosso jantar de hoje

    1. Sempre estou a ler vossas publicações, as receitas são incríveis, mas alguns ingredientes que usam é quase impossível de se encontrar. Cogumelo morel, xarope de ácer, vinagre de champanhe… sugiro que coloquem indicações de onde encontrar alguns ingredientes raros como estes, se faz favor. Obrigadisismo.

    2. Olá, Pedro
      Os cogumelos podem ser mais difíceis de encontrar, mas se pesquisar por cogumelos morel (ou pantorra), encontra por exemplo na http://www.loja.jardicentro.pt ou em mercearias gourmet. O xarope de ácer é relativamente fácil de encontrar nos supermercados ou no Celeiro. E quanto ao vinagre, a Gallo, por exemplo, tem um vinagre de espumante bastante massificado. Esperamos que encontre tudo com facilidade.
      Obrigado,
      Casal Mistério

    3. ahahahahaha!
      Acho que leio tantas receitas vossas e gosto delas todas que acabo por não fazer nada.
      Mas aquela da pizza do ano passado, com carpaccio, e os torcidos de pizza com molho pesto, foram demais e tenho de as repetir)logo eu que raramente adiro a estas comidas…sou portuguesa.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *