Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

batata doce assada com queijo feta e tomate seco, uma das melhores receitas da minha eterna dieta

Já disse aqui várias vezes que estou completamente rendida à batata doce. Primeiro porque é ótima e segundo porque faz bem à saúde. Não acredita? Eu também não acreditava até me ter debruçado a fundo sobre o tema. E não é que, segundo os especialistas, fortalece o sistema imunológico porque tem vitamina A, ajuda a controlar a diabetes porque tem baixo índice glicémico, e (esta é a minha preferida) emagrece (jura?) já que diminui o apetite porque é rica em fibra?

Depois destas descobertas que mudaram a minha vida e a minha despensa (que agora tem uma prateleira recheada deste maravilhoso tubérculo), fico em êxtase quando encontro receitas como esta do fantástico blog Gourmande in the Kitchen. Além de batata doce, tem queijo feta, azeitonas e tomate seco. É claramente um prato típico da Dieta Mediterrânea, é vegetariano e não tem glúten (não pode estar mais na moda). O único senão é que a batata doce demora algum tempo a assar no forno, por isso, conte entre 45 minutos e uma hora, depois é tudo muito rápido.

Baked-Stuffed-Sweet-Potato-Recipe-from-Gourmande-i

 

Ingredientes

  • 2 batatas doces médias, de cerca de 250 g cada, bem lavadas
  • 60 g de queijo feta, cortado em pequenos cubos
  • 30 g de azeitonas pretas, sem caroço e cortadas às fatias fininhas
  • 25 g de tomate seco, cortado às fatias fininhas
  • ¼ de chávena de salsa fresca
  • 2 colheres de chá de orégãos frescos picados
  • 1 colher de sopa de azeite extra-virgem
  • Sal e pimenta q.b.

 

Pré-aqueça o forno a 200º C. Perfure as duas batatas doces várias vezes com a ajuda de um garfo. Coloque-as na prateleira do meio do forno com uma folha de papel vegetal na prateleira de baixo. Deixe assar até as batatas doces estarem cozinhadas por dentro. Percebe isso quando for fácil perfurar as batatas com uma faca. Normalmente, demora entre 45 minutos e uma hora, dependendo do tamanho das batatas.

Enquanto isso, prepare o recheio: misture os restantes ingredientes numa pequena taça e reserve. Depois de retirar as batatas do forno, deixe-as arrefecer. Faça um corte vertical no meio das batatas e preencha com o recheio de queijo feta, tomate seco e azeitonas.

No final, das duas uma: ou se fecha na cozinha e come tudo sozinho, ou chama a sua família e oferece-lhe um magnífico e saudável jantar. Confesso que estou inclinada para a primeira hipótese... e Ele e a nossa prole que se encham de calorias no McDonald´s.

 

Bom fim de semana,

Ela

 

receita e fotos: http://gourmandeinthekitchen.com

7 comentários

Comentar post