Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

batata doce no forno com uvas, mel e queijo de cabra, o brunch mais original dos últimos tempos

A grande vantagem da batata doce é que é um todo-o-terreno da cozinha. Tanto fica deliciosa ao almoço, ao pequeno-almoço ou ao jantar. Tanto pode ser comida sozinha ou a acompanhar. Tanto resulta em panquecas, em batidos ou inteira. E tanto pode ser roxa, amarela, cor-de-laranja ou esbranquiçada.

Seja de que maneira for, é sempre uma maravilha de nos fazer perder a cabeça. Então a minha querida Mulher Mistério tem suores frios só de passar ao lado de uma banca com batata doce. E é exactamente por causa desta sua paixão semi-bígama que eu hoje vou fazer esta pequena preciosidade ao pequeno-almoço. A receita é do fabuloso blog How Sweet it Is e junta à batata doce umas irresistíveis uvas assadas no forno.

Tudo o que vai precisar é de batata doce, uvas pretas sem grainhas, óleo de canola (a receita original sugere óleo de grainhas de uvas, mas canola também fica óptimo), flor de sal, pimenta, queijo de cabra, mel, canela em pó e noz moscada. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

rgsp-1-3.jpg

 

Comece por picar as batatas doces com um garfo, enrole-as em papel de alumínio e leve-as ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante cerca de uma hora, até ficarem bem moles. Faça um corte longitudinal ao meio e deixe-as arrefecer. Enquanto isso, coloque as uvas em cima de um tabuleiro forrado com papel vegetal. Salpique um fio de óleo por cima e tempere com sal grosso e pimenta moída no momento. Mexa um pouco e leve ao forno, a 220º C, até as uvas começarem a rebentar (cerca de 20 minutos).

Assim que conseguir mexer nas batatas doces com as mãos, retire o recheio da batata com uma colher, tentando manter a pele intacta. Coloque o recheio numa taça e esmague-o juntamente com 3/4 do queijo de cabra, a canela, a noz moscada, sal, pimenta e mel, recorrendo à ajuda de um garfo. Volte a colocar esta mistura dentro da pele da batata doce e se esta estiver fria aqueça-a ligeiramente no forno. Espalhe o resto do queijo de cabra por cima, as uvas assadas e um fio de mel. É ou não é um brunch original? E genial?

 

Um óptimo brunch para si onde quer que a batata doce esteja,

Ele

 

receita e foto: how sweet it is