Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

batatas doces recheadas com ovo no forno, a melhor forma de começar ou acabar o dia

Adoro estas minhas crises existenciais. Podiam ser do tipo: “quem sou, donde venho ou para onde vou”, mas não. São questões muito mais profundas e inquietantes, como: “faço esta maravilhosa receita ao pequeno-almoço ou ao jantar?” São dúvidas e temas fraturantes como este que me ocupam o espírito e a mente ao longo do dia, para chegar à conclusão que é indiferente, desde que coma esta delícia, pode ser a qualquer hora.

Esta extraordinária invenção do blog Will Cook For Friends é facílima de fazer, é saudável, não tem glúten, tira a fome a um elefante e é deliciosa.

Só precisa de batata doce, azeite, bacon, ovos, molho picante como tabasco ou sriracha, salsa ou coentros, sal e pimenta. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 2 pessoas, espreite aqui a receita original.

24654647133_ae734d8e16_c.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 175º C. Lave bem e seque as batatas doces. Coloque-as num tabuleiro, pincele-as com o azeite e tempere com sal. Leve-as ao forno, durante 60 a 70 minutos ou até ficarem macias, virando-as ao fim de metade do tempo (que vai depender bastante do tamanho das suas batatas doces).

Entretanto, cozinhas as fatias de bacon. Pode optar por fritar numa frigideira ou colocá-las no forno numa única camada num tabuleiro forrado com papel de alumínio, por baixo das batatas doces, durante 15 a 20 minutos. Retire o bacon do forno, coloque as fatias por cima de folhas de papel de cozinha e reserve.

Quando as batatas doces estiverem macias, retire-as do forno e corte-as ao meio.

Faça, com cuidado e com a ajuda de uma faca, um buraco redondo no centro de cada metade de forma a caber um ovo lá dentro.

Abra o ovo para uma taça antes de o colocar no centro da batata doce, para não correr o risco de deixar escapar um bocado de casca para dentro da batata doce. Coloque cuidadosamente as metades de batata doce no tabuleiro, encostando-as às bordas para não deixar o ovo escorrer. Tempere-as com sal e pimenta e volte a colocá-las no forno durante 20 a 25 minutos ou até o ovo ficar ao seu gosto.

Retire do forno e coloque o bacon cortado em pedacinhos por cima. Sirva com o seu molho picante preferido e decore com salsa ou coentros… e vai ver que não se vai arrepender!

Se fizer para o pequeno-almoço, acredito que uma metade por pessoa será suficiente. Se for o seu jantar, eu (eu sei que sou de muito alimento) optaria por duas metades.

 

Leia ainda:

 

Um ótimo jantar,

Ela

 

receita e foto: will cook for friends