Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

bifes de couve-flor grelhados com pesto, uma receita saudável e vegan

- Bifes de couve-flor? Oh, meu Deus, a sério, mãe?

- Podemos ao menos pôr ketchup ou maionese?

- Não há umas batatas fritas?

Os nossos filhos entraram em clima de pré-revolução quando anunciei que o jantar de ontem à noite eram bifes de couve-flor.

- Qual é o problema? Que tal demonstrarem um bocadinho de solidariedade para com a vossa pobre mãe? Hoje é dieta para todos.  

- Mas fizemos mal a alguém?

- Estamos de castigo?

- Não. Vão ver que vão adorar.

Nesta receita, do blog Two Peas and Their Pod, até o pesto é vegan: não tem pinhões nem parmesão. Tem basicamente manjericão, azeite, alho e limão. Mas claro que pode usar o seu pesto preferido. E claro que, se for de muito alimento, pode usar esta receita como acompanhamento. É rápida e facílima de se fazer, demora cerca de 20 minutos. 

Grilled-Cauliflower-Steaks-with-Pesto-6.jpg

 

Ingredientes 

Para 2 a 4 pessoas

  • 1 cabeça pequena de couve-flor
  • 1 chávena de manjericão
  • 1 dente de alho
  • 1 colher de sopa de sumo de limão fresco
  • 1/3 de uma chávena de azeite
  • Sal e pimenta preta

 

Corte a couve-flor longitudinalmente, incluíndo o talo, em fatias de cerca de 2 cm. Reserve. Junte num liquidificador, o manjericão, o alho e o sumo de limão. Misture ao mesmo tempo que vai juntando devagarinho o azeite. Pare para limpar os lados com a ajuda de um salazar. Volte a ligar o liquidificador e misture novamente até ficar com uma consistência macia. Tempere com sal e pimenta. Pincele os dois lados das fatias da couve-flor com o pesto. Coloque no grelhador em lume médio. Grelhe durante 3 ou 4 minutos cada lado das fatias de couve-flor até ficarem macias mas firmes. Sirva quentes. Vai ver que vai adorar. Cá em casa foi um sucesso. Lambuzaram os pratos e ainda ouvi:

- Não há mais, mãe?

Não havia. Não sobrou uma migalha... E nem voltaram a falar em ketchup nem em maionese. Mas foi um acompanhamento, claro, porque alimentar estas crianças a couve-flor é um mito.

 

Uma ótima quarta-feira,

Ela

 

receita e foto: twopeasandtheirpod