bolachas de sementes de linhaça com limão e alecrim: o snack à prova de qualquer dieta

    Não há santo nutricionista que não adore umas sementes: chia, girassol, linhaça, abóbora, cânhamo, todas elas são quase tão idolatradas como a balança e a fita métrica no consultório de qualquer nutricionista que se preze.

    Mas de facto as sementes de linhaça, constituídas por proteínas, fibras alimentares, ómega-3 e ómega-6, são quase milagrosas, porque têm inúmeras qualidades: são benéficas para os intestinos e para o coração (ajudam a baixar os níveis de colesterol), e até são importantes para prevenir alguns tipos de cancro, como mama, próstata, cólon e pulmão.

    Mas onde elas são mesmo imbatíveis é na minha eterna luta para emagrecer, porque as fibras atenuam a libertação da glicose no sangue ao mesmo tempo que reduzem gorduras acumuladas.

    Por isso, esta espetacular receita que descobri no blog Physical Kitchness vai ser a minha melhor amiga nesta dieta de ano novo. Só vou precisar de sementes de linhaça, água, sal rosa dos Himalaias, alecrim fresco picado e sumo de limão. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente espreite aqui a receita original.

    lemon-rosemary-flaxseed-crackers-1-2.jpg

     

    Despeje duas chávenas de água numa taça média e junte uma chávena de sementes de linhaça. Misture e deixe repousar durante pelo menos uma hora e no máximo durante uma noite. Quando a mistura estiver pronta, a água deverá ter formado uma consistência de gel. Acrescente o sal dos Himalaias, o alecrim picado e o sumo de limão. Depois coloque uma camada muito fininha da mistura numa das travessas do seu desidratador. Desidrate a 46º C durante 12 a 15 horas, até a camada de linhaça ficar crocante e o fundo deixar de estar húmido.

    Se não tiver um desidratador, não desespere: coloque as sementes de linhaça num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal. Pré-aqueça o forno a 160º C e leve ao forno durante 45 a 60 minutos.

    Quando as sementes de linhaça estiverem com a consistência de cracker, só tem de partir em pequenas bolachas.

    Não é tão fácil? Ainda, por cima, faz bem à saúde e ajuda a emagrecer!

    Quem vai fazer esta receita comigo?

     

    Boa dieta para si e para mim,

    Ela

     

    receita e foto: physical kitchness 

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *