Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

bolinhas de amêndoa sem açúcar e sem glúten, o meu mais recente vício... saudável

Não há nada como um fim-de-semana de chuva para pôr as séries e os livros em dia. Nada como um sofá, uma manta e uma lareira enquanto se ouve a chuva lá fora. Pensando bem, está-se melhor numa praia das Maldivas mas, francamente, não me posso queixar. Só que uma lareira acesa pede um petisco para aquecer o estômago. Doce de preferência. Não, esperem, estou de dieta! Não posso cair em tentação! Posso, posso! Ai, posso, posso! Esta receita que descobri no espetacular blog Camille Styles é tão saudável que até eu posso provar. Não tem açúcar nem glúten e é ideal para o lanche dos nossos Filhos Mistério que vão passar o fim-de-semana a estudar para os testes.

Só preciso de tâmaras sem caroço, amêndoas cruas, coco ralado, cacau em pó, sal, manteiga de amêndoa, extrato de baunilha e água quente (se as tâmaras não forem pegajosas). Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 24 bolinhas, espreite aqui a receita original.

almond-joy-date-balls-9698-3.jpg

 

Misture as tâmaras, as amêndoas, meia chávena do coco ralado, o cacau em pó e o sal no liquidificador até obter um crumble grosso. Junte a manteiga de amêndoa e a baunilha e volte a misturar. Pegue num bocadinho da mistura e pressione entre os seus dedos. Se se juntar facilmente e se conseguir fazer uma bolinha, está pronta. Se a mistura ainda estiver muito seca, junte uma colher de sopa de água, uma de cada vez, misturando, até a massa ficar pegajosa o suficiente para conseguir moldá-la e formar bolinhas.

Entretanto, toste o resto do coco ralado numa frigideira anti-aderente, em lume médio, mexendo frequentemente até ficar com um tom dourado e acastanhado, durante 10 minutos. Deixe arrefecer completamente.

Forme bolinhas com a mistura de tâmaras, cacau e amêndoas, com cerca de 30 g cada, e depois passe-as pelo coco tostado, pressionando ligeiramente para que o coco agarre bem.

Se não desaparecerem todas numa assentada, guarde as restantes bolinhas de amêndoa num recipiente fechado, à temperatura ambiente, durante no máximo duas semanas.

 

Um ótimo e saudável fim-de-semana,

Ela

 

receita e foto: camille styles

 

1 comentário

Comentar post