bolinhos de coco sem glúten, o lanche mais fácil para as suas férias

    Férias de Natal na escola é o mesmo que resmas de crianças em casa. Com uma mini-equipa de futsal a herdar o apelido Mistério, imagine o que é se cada um levar um amigo para casa. Ao mesmo tempo. Na mesma sala. Em cima de nós.

    Foi isso que aconteceu ontem: 4 filhos x 2 = 8 crianças + 2 adultos = 10 pessoas. Onze jogadores é o que Jorge Jesus precisa para encher um campo de futebol. Agora imagine isso tudo multiplicado pela energia de adolescentes fechados em poucos metros quadrados.

    A única maneira de acalmar tanta vida é com comida. Boa, deliciosa e, já agora, minimamente saudável. E foi isso que eu fiz ontem, com a receita preferida dos nossos queridos Mini-Misteriosos para um dia a correr de um lado para o outro. São uns fabulosos bolinhos de coco, do site The Kitchn, que eles podem levar para qualquer lado enquanto vão petiscando. São tostados por fora, molhadinhos por dentro e nem sequer levam farinha. 

    Tudo o que precisa é de coco ralado (pode ser coco adoçado ou não, dependendo de como prefere os seus bolinhos), claras de ovo, açúcar, extracto de baunilha e flor de sal. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

    dd6fb8983690fd382cb2484dabf996cd9b077d14.jpeg

     

    Eu adoro os bolinhos tostados por fora. Por isso prefiro tostar primeiro o coco ralado. Espalhe-o por um tabuleiro, forrado com uma folha de papel vegetal, e leve ao forno, pré-aquecido a 180 ºC, durante cerca de cinco minutos ou até começar a ficar ligeiramente dourado.

    Enquanto isso, bata à mão os restantes ingredientes. Assim que a mistura começar a ficar espumosa, acrescente o coco ralado, mexendo bem até ficar tudo ligado. O coco ralado vai absorver todo o líquido e aí já vai conseguir formar as bolinhas.

    Molhe as mãos para a massa não ficar agarrada e faça pequenas bolinhas com a mistura. Coloque as bolinhas em cima de um tabuleiro forrado com uma folha de papel vegetal, deixando um espaço de intervalo para estas não se colarem.

    Leve ao forno, pré-aquecido a 180 ºC, durante 15 a 20 minutos, até as bolinhas começarem a ficar douradas e consistentes por fora. Deixe arrefecer ligeiramente e distribua pela criançada. Cá em casa, metade dos bolinhos ficam logo para nós os dois. E os outros desaparecem como se fossem pó.

     

    Umas óptimas férias de Natal para si onde quer que os bolinhos estejam,

    Ele

     

    receita e foto: the kitchn

     

    Um comentário em “bolinhos de coco sem glúten, o lanche mais fácil para as suas férias

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *