Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

bolo de chocolate com cobertura cremosa, uma receita facílima que só suja uma panela

Domingo sem bolo de chocolate é como António Costa sem férias. Mas, como já são cinco da tarde e a hora do lanche se aproxima à mesma velocidade a que os palavrãos saem da boca do João Sousa, preciso de uma receita fácil, rápida e que não dê muito trabalho.

Afinal, ninguém quer acabar uma tarde de domingo a lavar tachos, panelas e taças, pois não? Calculei... E por isso mesmo é que já estou a babar com esta fantástica receita do site Food52: é um delicioso bolo de chocolate, com uma cremosa e irresistível cobertura, que só suja uma panela. Não há cá taças para bater as claras em castelo e outras para as gemas – é tudo ao molho e fé em Deus.

Para fazer esta delícia, só vai precisar de manteiga, chocolate amargo, farinha, açúcar, ovos, natas azedas (ou sour cream – encontra, por exemplo, no El Corte Inglés), café em pó, bicarbonato de sódio, sal e água. Para a cobertura de chocolate, vai precisar de mais manteiga e chocolate amargo, leite, açúcar de confeiteiro e extracto de baunilha. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

8eed4c61-16a6-4d77-ae7d-f2d036e59f52--Chocolate_Sh

 

Pegue numa panela grande – é a única coisa que vai sujar, além da forma. Junte a água, o chocolate e a manteiga para o bolo dentro da panela e leve-a ao lume enquanto mexe. Assim que levantar fervura, desligue o lume e acrescente a farinha, o açúcar, o bicarbonato de sódio, o sal e o café em pó. Mexa bem. Coloque os ovos e as natas azedas e mexa mais um pouco. Deite a massa para dentro de uma forma untada com manteiga e farinha e leve ao forno, pré-aquecido a 190º C, durante 20 a 25 minutos.

Enquanto o bolo coze no forno, faça a cobertura. Junte a manteiga, o leite e o chocolate na panela e leve-a ao lume, mexendo enquanto derrete o chocolate. Desligue o lume e vá acrescentando o açúcar de confeiteiro enquanto bate o creme até ficar com a consistência ideal (se não precisar, não coloque o açúcar todo). Finalize com o extracto de baunilha e mexa mais um pouco.

Assim que o bolo estiver arrefecido, espalhe a cobertura por cima e saboreie. Então com um chá gelado a acompanhar (veja aqui a receita) é irresistível.

 

Leia ainda:

 

Um óptimo domingo para si onde quer que o bolo de chocolate esteja,

Ele

 

receita e foto: food52

1 comentário

Comentar post