bolo de chocolate e castanhas sem glúten

    Ufa! Sim, estamos vivos. Sobrevivemos a este fim-de-semana de BrunchVilla. E hoje voltamos ao trabalho, como uma segunda-feira qualquer, em modo cadáver ambulante. Sou capaz de ter emagrecido só com o stress. Não, infelizmente, não aconteceu. Mas hoje vou ressuscitar graças a esta incrível receita que descobri no blog Chew Town. Castanhas e chocolate na mesma receita é provavelmente a melhor ideia de sempre a seguir à invenção da roda, da descoberta da penicilina e das fraldas descartáveis.

    Ok, se calhar estou a exagerar um bocadinho, mas é uma combinação incrível, não acha? Ainda por cima não tem glúten. Só vai precisar de um bom chocolate preto, ovos, uma pitada de sal, manteiga, açúcar de confeiteiro e farinha de castanha.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.

    Gluten-Free-Chocolate-Chestnut-Cake.jpg

     

    Pré-aqueça o forno a 180º C.

    Parta o chocolate preto em pedacinhos e coloque numa taça de vidro. Derreta o chocolate no micro-ondas até derreter. Vá interrompendo para ir mexendo. Reserve.

    Separe as claras das gemas dos 6 ovos.

    Bata as claras em castelo com uma pitada de sal.

    Noutra taça, misture a manteiga, o açúcar e as gemas dos ovos. Depois acrescente o chocolate derretido e 90 gramas de farinha de castanha. Mexa bem.

    Junte um pouco das claras em castelo à mistura de chocolate e mexa bem. Depois, acrescente o resto das claras em castelo à mistura de chocolate e envolva cuidadosamente.

    Transfira a mistura que obteve para uma forma de bolo e leve ao forno durante 40 a 60 minutos ou até inserir um palito e este sair limpo. Retire do forno e reserve para arrefecer. Nessa altura, desenforme e sirva decorado com o resto da farinha de castanha.

     

    Uma ótima semana,

    Ela

     

    receita e foto: chew town

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *