bolo de iogurte grego, queijo creme e limão, a receita que vai ter de fazer este fim de semana

    Quando fizer este bolo, não vai querer outra coisa. Vai ver que vai ser o seu melhor amigo durante todo o fim de semana: ao pequeno-almoço, à sobremesa do almoço, ao lanche e, claro, à sobremesa ao jantar. É irresistível. Esta receita, do blog Lovely Little Kitchen, consegue ser doce com um ligeiro sabor a limão, molhadinho por dentro e crocante por fora.

    Para fazer esta maravilha, precisa de queijo creme, açúcar, um ovo e sumo de limão, para a camada de queijo creme. Para o bolo propriamente dito, precisa de farinha, fermento, bicarbonato de sódio, sal, azeite ou óleo vegetal, açúcar, um ovo, iogurte grego, raspas e sumo de um limão. Para a cobertura, tenha à mão farinha, açúcar, manteiga e açúcar de confeiteiro para decorar.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 16 quadrados de bolo, espreite aqui a receita original.

    Greek-Yogurt-Cream-Cheese-Lemon-Coffe-Cake-6.jpg

     

    Pré-aqueça o forno a 180º C. Forre um tabuleiro quadrado com cerca de 20×20 cm com uma folha de papel vegetal, deixando as pontas de fora dobrando-as por cima das bordas do tabuleiro. Se preferir, espalhe spray de cozinha no tabuleiro.

    Entretanto, misture numa taça média o queijo creme, o açúcar, o ovo e o sumo de limão até obter um creme macio. Reserve.

    Noutra taça, misture a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal. Ponha de parte também.

    Bata com a batedeira o azeite ou o óleo vegetal e o açúcar. Junte o ovo e misture bem. Acrescente o iogurte grego, as raspas e o sumo de limão. Bata na velocidade média até obter uma massa cremosa e macia.

    Junte a mistura da farinha à massa de forma gradual. Bata na velocidade mais lenta. Cuidado para não misturar demasiado. Espalhe a massa no fundo do tabuleiro que preparou e alise com uma espátula.

    A seguir, ponha por cima uma camada da mistura do queijo creme, alisando também.

    Agora, faça a cobertura: junte a farinha, o açúcar e a manteiga numa taça média e esmague a manteiga envolvendo-a na farinha e no açúcar com a ajuda de um garfo até formar uma espécie de crumble. Espalhe o crumble sobre a camada de queijo creme.

    Leve ao forno a 180º C durante 40 a 45 minutos. Retire do forno, deixe arrefecer antes de polvilhar com o açúcar de confeiteiro. Retire do tabuleiro puxando o papel vegetal e corte em 16 quadrados antes de servir.

     

    Um ótimo e delicioso fim de semana,

    Ela

     

    receita e foto: lovely little kitchen

     

    6 comentários em “bolo de iogurte grego, queijo creme e limão, a receita que vai ter de fazer este fim de semana

    1. Boa tarde!
      Amei o aspecto e quero fazer!
      Mas sou péssima em medidas americanas.
      Podiam por favor acrescentar a receita com as medidas “portuguesas”?
      Muitíssimo obrigada,

      Silvia🌸

    2. As receitas são óptimas pena é que não estejam logo traduzidas as quantidades dos ingredientes. Esta, por exemplo, faz referência a onças – fiquei a saber que uma onça (medida inglesa) equivale a 28.35g.

    3. Obrigado pelo seu comentário! Nós não publicamos as receitas completas por uma questão de respeito para com os autores das receitas. Tentamos descrevê-las ao máximo, para facilitar a vida aos nossos leitores, mas deixamos quase sempre as quantidades para consulta no site original. Normalmente é isso que os autores das receitas nos pedem e nós procuramos respeitar a sua vontade. Esperamos que compreenda.

      Obrigado,
      Casal Mistério

    4. Olá, Sílvia
      Nós não publicamos as receitas completas por uma questão de respeito para com os autores das receitas. Tentamos descrevê-las ao máximo, para facilitar a vida aos nossos leitores, mas deixamos quase sempre as quantidades para consulta no site original. Normalmente é isso que os autores das receitas nos pedem e nós procuramos respeitar a sua vontade. Esperamos que compreenda. Mas há vários conversores de medidas de culinária online. Nós usamos o do Traditional Oven:
      https://www.traditionaloven.com/tutorials/conversion.html
      Espero que ajude!

      Obrigado e Feliz Natal,
      Casal Mistério

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *