Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

bolo de limão com bombas de mirtilos: quem é que vai resistir a esta maravilha?

É quase como ter um bolo carregado de Peta Zetas. Só que, a cada dentada, em vez de elas estalarem, rebentam na sua boca, provocando uma explosão de sabor. No caso desta fabulosa receita do fantástico blog Natasha's Kitchen, as bombas de sabor são uns fresquíssimos mirtilos, mas eu aposto que ainda ficará melhor com umas incríveis cerejas do Fundão. Por isso, estou na dúvida se faça já este bolo ou se espere pelo Verão.

A base é feita com ovos, açúcar, natas azedas, azeite, farinha e sumo e raspas de um limão. Depois, ainda leva fermento, amido de milho, extracto de baunilha e uma pitada de sal. Para acabar, encha o bolo com quase meio quilo de mirtilos frescos ou das tais cerejas docinhas. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

Blueberry-Lemon-Cake-4-600x900.jpg

 

Uma vez que tenha todos os ingredientes, vai ver que prepara tudo num instante. Bata os ovos com o açúcar, na velocidade máxima. Quando estes tiverem engrossado e clareado, reduza a velocidade da batedeira para o mínimo e acrescente as natas azedas, o azeite, a baunilha e o sal. Bata durante um minuto ou dois só para ficar tudo misturado.

Agora, junte a farinha com o fermento e vá acrescentando aos ovos, um terço de cada vez, enquanto continua a bater lentamente. Para acabar, coloque uma colher de sopa de sumo e meia colher de sopa das raspas de limão e misture.

Deite os mirtilos, lavados e bem escorridos, para dentro de uma taça grande com o amido de milho e uma colher de chá de sumo de limão, envolvendo tudo muito bem.

Mais alguma instrução? Não, senhora. Só precisa de espalhar metade da massa por uma forma untada e com o fundo amovível e forrado com papel vegetal. Cubra a massa com metade dos mirtilos. Deite a outra metade da massa por cima e o resto dos mirtilos.

Leve ao forno, pré-aquecido a 190 ºC, durante 45 a 55 minutos. Deixe arrefecer durante um quarto de hora antes de desenformar o bolo e sirva com açúcar de confeiteiro polvilhado por cima. Vai ver como a mistura da massa com o sumo da fruta é irresistível.

 

Um óptimo bolo para si onde quer que os mirtilos estejam,

Ele

 

receita e foto: natasha's kitchen