bolo de limão sem farinha só com 5 ingredientes e 175 calorias

    É assim a minha vida: uma negociação permanente. Tira-se a farinha daqui, coloca-se um pouco de açúcar ali. É este o segredo de um casamento duradouro: compromisso! E o nosso começa na cozinha. Se Ela exige dieta e eu exijo comer, chega-se a um meio termo. Hoje o meio termo é este bolo de limão – sem farinha, mas com um bocadinho de açúcar. Afinal 100 gramas de açúcar num bolo com 10 fatias dá umas míseras 10 gramas por dose. E apenas 175 calorias! Até aqui a minha querida Mulher Mistério consegue aguentar.

    Além do açúcar, esta receita do fantástico site The Kitchn leva apenas ovos com as gemas e as claras separadas, limões, farinha de amêndoa e fermento. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

    2020_everydayfood_flourless_lemonalmond_cake1_144.

     

    Raspe a casca de dois limões muito fininha e junte com as gemas. Acrescente o açúcar e misture muito bem com uma colher de pau. Quando vir que está tudo bem ligado, adicione a farinha de amêndoa, o fermento e uma pitada de flor de sal e mexa mais um pouco até ficar com uma massa uniforme.

    Noutra taça, bata as claras em castelo. Junte 1/3 das claras com as gemas e mexa bem com uma colher de pau para tornar a massa mais cremosa. Depois envolva lentamente o resto, com a ajuda de uma espátula, para não perder o volume das claras. 

    Assim que perceber que já não restam fios brancos na massa, espalhe tudo por uma forma com cerca de 20 cm, com o fundo forrado com papel vegetal e totalmente untada com manteiga. Leve ao forno, pré-aquecido a 180 ºC, durante 25 a 30 minutos. Deixe arrefecer uns 15 minutos antes de desenformar e servir. Se tiver aprovação da sua balança, espalhe um pouco de açúcar de confeiteiro por cima e acompanhe com uns morangos.

     

    Um óptimo bolo para si onde quer que a farinha esteja,

    Ele

     

    receita e foto: the kitchn

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *