Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

bolo de maçã dentro de um frasco, uma receita saudável sem farinha nem açúcar

Desde que vi o Júlio Isidro enfiar 22 pessoas dentro de um Mini que acho que tudo é possível. Mas, sinceramente, nem no tempo do Passeio dos Alegres imaginei que alguém conseguisse colocar um bolo de maçã dentro de um frasco. Até que...

...Até que encontrei esta espectacular receita do fabuloso Green Kitchen Stories, um blog que está para a dieta da minha querida Mulher Mistério assim como o nariz está para a imagem do Júlio Isidro. É verdade, além de vencedora claríssima do record do Guinness para coisas estapafúrdias enfiadas dentro de um frasco, esta receita é do mais dietético que a minha balança já viu: não leva açúcar, nem farinha, nem natas ou sequer leite.

E se me vai perguntar então o que é aquele chantilly no topo do bolo, lamento mas vai ter de ver a resposta mais à frente.

bolomaca.png

 

Para fazer esta delícia dos céus, vai precisar de maçãs, água, gengibre fresco ralado, baunilha em pó, canela e sumo de limão espremido no momento. Para a base, só necessitará de amêndoas, nozes e tâmaras. Finalmente, no topo, leva apenas leite de coco. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

Pode começar por fazer o recheio: lave as maçãs com casca e corte-as em cubos. Coloque-as numa panela, juntamente com a água, o gengibre, a baunilha e a canela, e deixe cozer em lume brando durante cerca de 20 minutos. Quando as maçãs estiverem macias, triture tudo com uma varinha mágica. Misture o sumo de limão e deixe arrefecer.

Enquanto coze o recheio, trate da base do bolo. E pode respirar fundo porque não vamos fazer uma massa, mas sim um crumble saudável. Toste as amêndoas e as nozes, no forno pré-aquecido a 150º C, e pique-as bem. Retire o caroço das tâmaras e esmague-as com um garfo. Depois misture tudo até ter um crumble saboroso. 

Finalmente, o apetecível chantilly que vê na fotografia aqui em cima. Tem bom aspecto, não tem? É só leite de coco. Guarde a lata de leite de coco no frigorífico durante umas horas para ganhar consistência e depois bata como se fosse chantilly. Assim que ficar com aquele aspecto leve e cremoso, está pronto.

Divida o recheio de maçã por quatro frascos, a seguir coloque o crumble de frutos secos e, no topo, o chantilly de coco. Finalize com mais uns frutos secos tostados e pode comer à vontade – não é com esta delícia que vai engordar.

 

Um óptimo bolo de maçã para si onde quer que a sua dieta esteja,

Ele

 

receita e foto: green kitchen stories