Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

bolo de spaghetti com dois queijos. bolo de spaghetti?! é isso mesmo, para comer à fatia e tudo

É uma dupla invencível, uma conjugação perfeita, um binómio imbatível. É o Duarte e Companhia da gastronomia. É o Duo Ele e Ela da culinária. Ele é o bolo, Ela é a massa. Juntar estes dois elementos numa única receita é como assistir ao quarto milagre de Fátima. 

A genial ideia é do fabuloso blog Smitten Kitchen, que preparou este fantástico bolo de spaghetti com dois queijos. Bolo de spaghetti? Leu bem. Para comer à fatia e tudo. Só vai precisar de spaghetti, leite, três ovos ligeiramente batidos, flor de sal, pimenta moída no momento, queijo Pecorino e queijo Fontina. Se não encontrar Fontina, pode usar Gouda ou Emental, também fica óptimo. Se quiser, também pode acrescentar brócolos para lhe dar um toque verde. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, veja a receita original aqui.

spaghetti-pie-with-pecorino-and-black-pepper.jpg

 

Pegue numa forma de tarte alta e unte-a com manteiga. Depois embrulhe a forma com papel de alumínio, vincando bem o alumínio na ligação entre a base e os lados. Deixe a forma de lado e coza a massa, deixando-a bem al dente – cerca de dois minutos antes de estar pronta. Retire a massa, passe-a por água, escorra e deixe arrefecer um pouco. Se usar brócolos, coza os raminhos mais pequenos entre um e dois minutos, depois escorra-os bem e enrole-os numa toalha para secarem. Pique os brócolos bem fininhos e coloque-os de parte. 

Numa taça, bata ligeiramente os ovos com o leite, o sal e a pimenta. Misture os dois queijos ralados e deixe de parte apenas 60 g de cada para colocar por cima. Junte a massa, de maneira a envolvê-la bem nesta combinação. Se usar os brócolos, misture-os bem com a massa. 

Coloque tudo na forma e leve ao forno pré-aquecido a 220º C durante 35 a 40 minutos (sem os brócolos) ou 50 a 55 minutos (com os brócolos), até o queijo estar bem derretido e, se espetar uma faca no meio, não sair a mistura de ovo líquida. Ligue o grelhador e deixe mais dois a três minutos perto do topo do forno para tostar a parte de cima. E sirva. Às fatias, claro.

 

Um óptimo bolo de spaghetti para si onde quer que esteja,

Ele

 

receita e foto: smitten kitchen

 

1 comentário

Comentar post