bolo ferrero rocher com nutella, a sobremesa que vai arrasar neste natal

    Os nossos filhos são viciados em Ferrero Rocher, aliás, são viciados em chocolate de uma forma em geral. Já eu dava milhões de Ferreros Rocher para ter um Ambrósio à minha disposição. Era uma Ela tão feliz…Tinha tempo para tudo e nunca chegava atrasada que, admito, ser provavelmente (a par com o pecado da gula) o meu único defeito. Mas esta receita do blog Let the Baking Begin é qualquer coisa de irresistível e vou ter de implorar ao meu querido Marido Mistério para fazer esta tentação para a noite de Natal. Primeiro vou arrasar com a minha sogra, que é uma excelente cozinheira e sempre olhou para mim de lado por infelizmente não ter nascido com talento para a cozinha. Já a minha dileta mãe tem tantos ou mais dotes culinários do que eu, por isso, no Natal, é mais do género de encomendar…

    Ele vai precisar, para o bolo, de ovos, açúcar, farinha de avelã ou avelãs trituradas, farinha, cacau em pó e fermento… e ainda bolachas wafers esmagadas. Para a cobertura, só precisa de manteiga sem sal, chocolate cortado aos pedaços e de Nutella. Finalmente, para decorar, precisa de bombons Ferrero Rocher e avelãs picadas e mais bolachas wafers esmagadas. Só os ingredientes são de enlouquecer! Se quiser saber as quantidades certas de cada um espreite aqui a receita original.

    IMG_0821_thumb.jpg

     

    Comece por fazer o bolo: pré-aqueça o forno a 180º C. Prepare duas formas de bolo forradas com papel de alumínio e espalhe spray de cozinha ou manteiga nos lados.

    Peneire a farinha, o cacau em pó e o fermento. Junte as avelãs picadas. Entretanto bata os ovos na potência máxima até ficarem com um aspeto espumoso. Acrescente lentamente o açúcar e vá continuando a bater até triplicar o volume, durante cerca de 5 minutos.

    Misture os ingredientes secos com os ovos em três vezes. Divida a massa pelas duas formas e leve ao forno a 180º C até um palito inserido no meio dos bolos sair completamente limpo.

    Quando estiverem prontos, deixe-os na forma durante mais cinco minutos e depois deixe os bolos arrefecer.

    Enquanto o meu querido Marido Mistério se entretém com o bolo propriamente dito, eu posso fazer a cobertura. Duvido que Ele me dê autonomia para tanto mas um chef tem que saber delegar, não é verdade? Pelo menos nas tarefas mais fáceis como fazer a cobertura deste bolo. Só tenho de derreter o chocolate no microondas, durante pequenos intervalos de 30 segundos, e ir mexendo cada vez que abro o microondas. Depois é só juntar a manteiga e a Nutella e mexer muito bem até obter uma consistência homogénea.

    Quando os bolos estiverem frios, Ele vai ter de dividir cada um em duas camadas.

    Depois, entro novamente eu, a ajudante do chef: só tenho de esmagar as bolachas wafers, colocando-as num saco com zip (daqueles para congelar) e bater na bancada ou passar por cima o rolo da massa. Não me posso esquecer de guardar 3/4 de chávena de wafers para decorar no fim.

    Agora, “le grand finale” deixo para o meu querido Marido Mistério: Ele terá que colocar com muito cuidado uma camada da cobertura de chocolate no prato de servir. Depois coloca por cima uma das camadas do bolo e pressiona ligeiramente. A seguir terá de voltar a espalhar uma nova camada de cobertura por cima. Nesta fase, vai espalhar uma camada das bolachas wafers que sobraram por cima. Ele vai ter de voltar a repetir estes últimos dois passos com as camadas de bolo que faltarem, e tapar os lados do bolo com a cobertura, as wafers esmagadas e as avelãs picadas que sobrarem.

    E lá estarei eu para finalizar em grande estilo, ao colocar 8 Ferreros Rocher no topo do bolo, com a mestria que se impõe.

    Agora, confesse lá, esta não vai ser a melhor sobremesa deste Natal?

     

    Um Feliz Natal para si e para toda a família,

    Ela

     

    receita e foto: let the baking begin

     

    6 comentários em “bolo ferrero rocher com nutella, a sobremesa que vai arrasar neste natal

    1. Olá casal mistério,
      Sigo o vosso blog, com frequência, tal como faço com muitos outros de culinária, e tenho uma dúvida que gostaria de ver respondida: quais são as vossas receitas? As que confeccionam na vossa cozinha, saídas da vossa criatividade e gosto por cozinhar, no vosso caso, do que “Ele”?

      Obrigada.
      Rute

    2. Olá, Rute
      Antes de mais, muito obrigado pela sua questão. Nós não somos cozinheiros nem temos qualquer pretensão a sê-lo. E é por isso que o Casal Mistério não é um blog de culinária, mas sim um blog de duas pessoas que gostam de escrever sobre comida e viagens.
      Esclarecido esse ponto, que para nós é essencial, espreite os nossos últimos vídeos se quiser dar uma vista de olhos em algumas receitas feitas por nós.

      Obrigado,
      Ele

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *