Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

bolos de ricotta e courgette, uma receita vegetariana para enfrentar as férias dos outros

Quem está de neura? Eu! Quem tem de ir trabalhar amanhã? Eu! Se por acaso está de férias, poupe-me. Não quero ver os seus pés com o mar ou uma piscina ao fundo, não publique uma bebida ao pôr-do-sol, não partilhe fotografias de praias desertas em agosto, porque das duas uma: ou são tiradas às seis da manhã ou são arquivo. E eu amanhã vou trabalhar. Eu e mais dez pessoas em Lisboa. Não me posso queixar porque eu não gosto de tirar férias nesta altura. Gosto muito mais do mês de julho, mas depois tem destas coisas: parece que o mundo inteiro está de férias menos eu. Eu sei. Estou de péssimo humor.  E o que me faz levantar o astral? Boas receitas, claro! E esta delícia, do blog food recipes hp, vai ser o nosso jantar hoje. 

zucchini-ricotta-fritters-0120.jpg

 

Ingredientes 

Para 7 ou 8 bolinhos

  • 2 courgettes médias, lavadas e cortadas em palitos fininhos
  • 80 g de ricotta
  • 1 ovo
  • 1/2 chávena de pão ralada (ou mais se preferir uma consistência mais firme)
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • Sal e pimenta
  • Raspas de limão

 

Numa taça grande, misture a courgette (cortada aos palitos), o queijo ricotta, o ovo, as raspas de limão e uma colher de chá de sal e outra de pimenta. Misture bem e depois acrescente o pão ralado até ficar com uma consistência homogénea. Deixe a repousar no frigorífico durante 20 minutos. 

Cubra uma frigideira com cerca de 1 cm de azeite e ligue o lume até começar a ferver. Para fazer os bolinhos, retire uma colher cheia da mistura de ricotta e courgette e, com as mãos, forme pequenas bolas com cerca de 6 a 8 centímetros de diâmetro (atenção: não faça os bolos demasiado finos, senão partem-se). Coloque os bolinhos na frigideira com mais 1 a 2 colheres de sopa de azeite. Nessa altura pode tentar achatá-los com a colher (é mais fácil na frigideira enquanto estão a fritar). Frites os bolinhos em lume médio-alto, juntando mais azeite se for preciso, virando os bolinhos ao contrário, até ficarem acastanhados e crocantes, durante cerca de 3 minutos em cada lado. Seque os bolinhos com papel de cozinha e sirva com fatias de limão.

 

Um ótima semana para quem está de férias e uma muito melhor para quem, como eu, está a trabalhar,

Ela 

 

receita e foto: food recipe hq

 

1 comentário

Comentar post