brownies de avelã vegan, sem glúten e sem açúcar (parece nutella mas é para a dieta!)

    “Uma dieta com um quadradinho de chocolate por dia não sabe o bem que lhe fazia…” Este é um dos meus lemas para conseguir sobreviver a estes duros tempos de castração alimentar. Por isso, cada vez que descubro uma receita como esta do blog The Bonjon Gourmet, deliciosa e saudável, fico em êxtase. Ainda por cima, estes brownies são rápidos e fáceis de preparar… e o melhor de tudo? Têm um ligeiro sabor a Nutella, só que em versão saudável.

    Para os brownies, vou precisar de avelãs, amêndoas, cacau em pó, sal, tâmaras sem caroço e extrato de baunilha. Para o ganache, leite de amêndoa ou de avelã, óleo de coco, xarope de ácer, cacau em pó e extrato de baunilha. Finalmente, para o topping, mais avelãs picadas, pepitas de cacau e flor de sal. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 a 10 brownies, espreite aqui a receita original.

    No-Bake-Hazelnut-Ganache-Brownies-gluten-free-vega

     

    Comece por aquecer o forno a 180º C. Espalhe as avelãs num tabuleiro e toste-as até ficaram douradas, durante 10 a 12 minutos. Deixe arrefecer e retire o máximo de pele que conseguir. Coloque ¾ das avelãs no liquidificador (guarde o resto das avelãs para decorar os brownies) juntamente com as amêndoas, o cacau em pó e o sal. Triture bem até obter uma pasta e coloque-a numa taça.

    Misture no liquidificador as tâmaras e o extrato de baunilha, e vá raspando as bordas de vez em quando. Depois junte a pasta de avelãs e amêndoas e volte a misturar até formar uma massa grumosa. Coloque-a num tabuleiro forrado com uma folha de papel vegetal, formando uma camada homogénea. Deixe arrefecer no frigorífico.

    Para fazer o ganache, leve ao lume, em banho-maria, o leite de amêndoa, o óleo de coco, o xarope de ácer, o cacau em pó e a baunilha. Quando obtiver uma consistência suave e macia, retire do lume e deixe arrefecer ligeiramente para engrossar, durante 5 a 10 minutos.

    Despeje o ganache por cima dos brownies e leve ao congelador durante 30 minutos. Quando o ganache ficar mais duro, espalhe por cima o resto das avelãs partidas, as pepitas de cacau e a flor de sal. Volte a pôr no congelador durante mais uma hora.

    Use as pontas da folha de papel vegetal para retirar o brownie do tabuleiro e corte-o em quadrados ou barras. Mantenha-os no frigorífico até à hora de servir. Se estiverem bem fechados, duram cerca de uma semana.

     

    Boas receitas, de preferência saudáveis como esta,

    Ela

     

    receita e foto: the bonjon gourmet

    Um comentário em “brownies de avelã vegan, sem glúten e sem açúcar (parece nutella mas é para a dieta!)

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *