brownies de chocolate, café e nozes: uma receita vegan, sem glúten nem açúcar (sim, dieta, voltei!)

    Esta incrível receita do blog Minimalist Baker é tudo o que preciso a uma segunda-feira. Além de ser facílima de fazer, só tem 5 ingredientes (se não contarmos com o sal) sendo que um deles é café, o que para mim, a uma segunda-feira, é tão importante como o oxigénio para respirar.

    Estes brownies conseguem ser deliciosos e saudáveis ao mesmo tempo porque não têm nem açúcar, nem lactose nem glúten. Sabe aquela mistura irresistível de café e chocolate? Pois é precisamente isso que vai saborear quando der uma trinca nestas maravilhas. E o melhor de tudo? Demora 5 minutos a fazer. Sim, leu bem. Cinco minutos.

    Só precisa de nozes partidas, amêndoas sem sal picadas, tâmaras sem caroço, cacau em pó, café expresso em pó e uma pitada de sal.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para fazer 20 brownies, espreite aqui a receita original.

    1.jpg

     

    Comece por triturar uma chávena de nozes e uma chávena de amêndoas no liquidificador. Junte o cacau em pó, o café e o sal. Misture tudo no liquidificador, transfira para uma taça e reserve.

    Coloque agora as tâmaras no liquidificador e triture muito bem. Retire e reserve.

    Volte a colocar a mistura de frutos secos e de cacau no liquidificador e enquanto estiver a misturar vá colocando, aos poucos, as tâmaras trituradas. Vá adicionando as tâmaras até obter uma massa que consiga espremer com as mãos.

    Distribua a massa dos brownies numa forma retangular forrada com papel vegetal e acrescente o resto das nozes e da amêndoas. Misture os frutos secos com a massa, pressionando-os com as mãos para alisar.

    Coloque no congelador ou no frigorífico para arrefecer e endurecer antes de cortar.

    Guarde num recipiente bem fechado. Aguenta no frigorífico durante pelo menos duas semanas e no congelador, no mínimo, dois meses.

     

    Uma ótima e saudável semana,

    Ela

     

    receita e foto: minimalist baker

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *