brownies de chocolate e abacate sem farinha: a sobremesa saudável para este fim-de-semana

    Esta é uma das minhas grandes dúvidas existenciais… se o meu lema é “respiro, logo engordo”, o meu dilema é sempre este: receitas saudáveis sem açúcar refinado, nem farinha, nem glúten engordam? Nutricionistas por esse país fora, por favor, elucidem-me. Infelizmente acho que sei a resposta e não sei se quero ouvir mas prefiro convencer-me de que saudável é sinónimo de dieta e a minha vida é muito mais feliz. Por isso, para celebrar a chegada do fim-de-semana, vou pedir ao meu querido Marido Mistério para fazer esta maravilha saudável que descobri nessa bíblia culinária que é o Half Baked Harvest.

    O meu querido Marido Mistério só precisa de chocolate preto picado, dois abacates sem caroço nem pele, açúcar de coco, café instantâneo, extrato de baunilha, ovos, cacau em pó, farinha de amêndoa, sal e amêndoas tostadas e picadas. Para a cobertura, Ele só vai precisar de xarope de ácer, óleo de coco, chocolate preto partido e cacau em pó. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para cerca de 16 brownies, espreite aqui a receita original.

    How-to-Roast-a-Leg-of-Lamb-13.jpg

     

    Pré-aqueça o forno a 180º C e prepare um tabuleiro forrado com papel vegetal. Derreta metade do chocolate preto no micro-ondas ou em banho-maria.

    Entretanto, junte o abacate, o açúcar de coco, o café e a baunilha no liquidificador e misture bem até ficar com uma consistência macia e sem qualquer grumo dos abacates. Se for preciso, raspe os lados do liquidificador uma ou duas vezes. Junte o chocolate derretido e volte a misturar, depois acrescente os ovos e misture mais uma vez. Agora, chegou a altura de juntar o cacau, a farinha de amêndoa e o sal. Volte a misturar. Retire a lâmina e junte o resto do chocolate preto picado.

    Espalhe a mistura no tabuleiro que preparou. Leve ao forno durante 30 a 35 minutos ou até a massa dos brownies ficar pronta. Atenção: não deixe tempo demais para não secar, senão em vez de brownies faz um bolo!

    Depois de o brownie arrefecer, prepare a cobertura: derreta numa panela pequena, em lume brando, o xarope de ácer, o óleo de coco e o chocolate preto até obter uma consistência macia. Retire do lume e junte o cacau em pó e uma pitada de sal. Despeje a cobertura sobre a massa dos brownies e espalhe com a ajuda de uma espátula. Decore com umas avelãs tostadas e partidas. Coloque a massa dos brownies no frigorífico durante 30 minutos a uma hora. Corte em quadrados e guarde-os num recipiente bem fechado ou… coma-os logo todos de uma vez!

     

    Um ótimo e saudável fim-de-semana,

    Ela

     

    receita e foto: half baked harvest

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *