Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

brownies saudáveis com ricotta e sem açúcar, um lanche para aquecer este fim-de-semana

Este fim-de-semana está a pedir uma tarde passada na cozinha a fazer bolos para depois os devorar à lareira… O frio dá-me para isto. Fico com desejos de coisas boas e quentinhas. Como a pessoa que vos escreve tem estado a fazer um esforço sobre-humano para se manter fiel à dieta, tentei encontrar uma receita boa mas que não me desgrace totalmente. Missão cumprida. Encontrei no blog Half Baked Harvest uma receita para lá de boa que, apesar de tudo, não tem açúcar e cuja farinha é de amêndoa. Ah, e é fácil de fazer. Mas isso já é com o meu querido Marido Mistério.

Ele só vai precisar de chocolate preto partido em pedaços, queijo ricotta, xarope de ácer, café instantâneo (opcional), extrato de baunilha, ovos, cacau em pó, farinha de amêndoa e flor de sal. Para a cobertura, o meu querido e talentoso esposo vai precisar de mais xarope de ácer, óleo de coco, chocolate preto picado e cacau em pó. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 16 brownies, espreite aqui a receita original.

Extra-Fudgy-Ricotta-Brownies-6.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 180º C e prepare um tabuleiro forrado com papel vegetal.

Derreta metade do chocolate preto no micro-ondas. Depois, junte o queijo ricotta, os ovos, o xarope de ácer, o café instantâneo e a baunilha até obter um creme macio sem grumos. Acrescente o cacau em pó, a farinha de amêndoa e a flor de sal e mexa bem. Finalmente junte o resto do chocolate preto.

Espalhe a mistura no tabuleiro que preparou e leve ao forno durante 30 a 35 minutos ou até os brownies ficarem prontos. Cuidado para não os deixar tempo demais para não ficarem com a consistência de um bolo. Retire do forno e deixe arrefecer.

Entretanto prepare a cobertura: derreta o xarope de ácer, o óleo de coco e o chocolate preto numa panela em lume brando até obter uma espécie de creme macio. Retire do lume e junte o cacau em pó. Espalhe a cobertura sobre a massa dos brownies numa única camada.

Coloque os brownies no frigorífico durante 30 minutos a uma hora. Corte em quadrados e sirva. Se sobrar algum ou alguns, guarde-os num recipiente fechado dentro ou fora do frigorífico. Como preferir.

 

Um ótimo fim-de-semana, de preferência à lareira,

Ela

 

receita e foto: half baked harvest 

 

1 comentário

Comentar post