Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

brownies saudáveis sem farinha e com iogurte grego: oh, delícia!

Feriado sem um bolo de chocolate saudável é como o PSD sem uma novela mexicana à volta da corrida para a liderança. E, por isso, enquanto os sociais-democratas passam o seu feriado a sonhar com um líder vitorioso, eu passo o 5 de Outubro a idealizar um bolo delicioso. E dietético, para ver se consegue conquistar o apoio da minha querida Mulher Mistério.

Pois bem, aqui em casa as coisas resolvem-se muito mais rapidamente do que nos partidos. E, em menos de 24 horas, conseguimos eleger o grande vencedor destas eleições: uns brownies de chocolate saudáveis e irresistíveis, do fantástico blog Chelsea's Messy Apron. São saudáveis porque não levam farinha nem açúcar refinado. E são irresistíveis porque levam iogurte grego, o que torna a consistência quase numa espuma.

Tudo o que precisa para fazer esta maravilha é de pepitas de chocolate preto, óleo de coco, iogurte grego (a receita original é com iogurte de baunilha mas natural também serve), bicarbonato de sódio, açúcar de coco (se não encontrar, pode usar açúcar mascavado), flor de sal e flocos de aveia. Se quiser fazer uma cobertura de chocolate derretido, vai precisar de mais pepitas de chocolate, mais iogurte grego e leite. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

Healthy-Flourless-Fudge-Brownies1.jpg

 

Leia ainda:

 

Comece por derreter o óleo de coco no microondas e depois deite-o, bem quente, por cima de dois terços das pepitas de chocolate. Mexa bem até que o chocolate derreta. Acrescente o iogurte grego (quanto mais espesso melhor) e mexa. Junte o extracto de baunilha, a flor de sal, o bicarbonato de sódio e o açúcar de coco e volte a misturar. 

Triture os flocos de aveia num picador ou no seu robô de cozinha. Assim que tiver uma espécie de farinha, acrescente-a ao creme de chocolate e mexa mais uma vez. Para acabar, só vai precisar de envolver nesta massa as pepitas de chocolate que lhe sobraram. Espalhe tudo por cima de um tabuleiro, forrado com uma folha de papel vegetal untada, e leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, até a massa estar cozida (vai demorar cerca de meia hora, mas eu prefiro mal cozido, ainda ligeiramente cremoso).  

Se quiser fazer a cobertura só tem de derreter as pepitas de chocolate adicionais com o leite, no microondas, mexendo a intervalos de 30 segundos. Misture o iogurte grego até ficar com um creme. E espalhe por cima do brownie. A receita original sugere juntar açúcar de confeiteiro à cobertura, mas isso é coisa que está terminantemente proibida cá em casa – até ver...

Assim que o bolo tiver arrefecido, é só cortá-lo em quadrados e comer... E comer... E comer...

 

Um óptimo feriado para si onde quer que o chocolate esteja,

Ele

 

receita e foto: chelsea's messy apron