Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

camarão com molho de coco e gengibre, um jantar saudável para fazer em meia-hora

Segunda-feira é sempre um dia difícil. Quando damos de caras com o computador às 9h e notamos que o fim-de-semana já acabou. Quando a primeira pessoa que vemos de manhã é o colega do lado numa praia das Bahamas e percebemos que o Instagram pode ser cruel a relembrar-nos permanentemente que há gente de férias enquanto nós estamos a trabalhar. Quando constatamos que a única saída para um dia de profunda depressão pós-férias em Agosto é um repimpado jantar em casa. E é nesse preciso momento que nós entramos em acção: não para lhe fazer o repasto, mas para lhe dar a receita – para guiar as suas mãos pelos mistérios da culinária tailandesa.

E para isso contamos com a preciosa ajuda do blog How Sweet It Is que inventou esta divinal receita de camarão com molho de coco que se prepara nuns míseros 35 minutos. Tudo o que vai precisar é de óleo de coco, camarão grande, cebola às fatias, pimentos (encarnados e amarelos) às fatias, alho picado, gengibre ralado, caril, ervilhas, leite de coco, coentros picados, cebolinho picado, flor de sal e pimenta preta moída no momento. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, veja a receita completa aqui.

shrimp-curry-I-howsweeteats.com-7.jpg

 

Primeiro, trate dos camarões para lhe começar a animar o dia. Coloque duas colheres de sopa de óleo de coco numa frigideira funda e anti-aderente e salteie os camarões descascados e temperados com sal e pimenta. Mal começarem a ficar cor-de-rosa, retire-os para uma taça para não secarem. 

Deite o resto do óleo de coco na frigideira juntamente com a cebola, o cebolinho, os pimentos e mais um pouco de sal e pimenta. Tape e deixe cozinhar durante cerca de cinco minutos. Quando estiver tudo macio, ponha o alho, o gengibre e o caril e cozinhe durante mais cerca de cinco minutos, mexendo de vez em quando.

Agora é a vez de juntar as ervilhas e o leite de coco. Aumente o lume para o máximo até levantar fervura. Depois volte a reduzir para o mínimo e deixe cozinhar mais cinco minutos com a frigideira tapada. A receita original recomenda que cozinhe mais cinco minutos depois de colocar os camarões, mas eu gosto deles carnudos e pouco cozinhados, por isso coloco-os no molho juntamente com os coentros e desligo tudo logo a seguir.

Pode servir com uma massa de arroz a acompanhar, com massa konjac (ver aqui) ou simplesmente com uma salada. É escusado dizer como é que vamos comer numa casa dominada por um verdadeiro Kim Jong-un das dietas, não é?

 

Uma óptima segunda-feira para si onde quer que o jantar esteja,

Ele

 

receita e foto: how sweet it is