camarão com molho de manteiga e alho, tomate seco e espinafres: mamma mia, que delícia!

    Hoje acordei com desejos de camarão. Não, não se preocupe, não vem aí mais um mini-misterioso. Eu é que, grávida ou não, sempre tive desejos de comida. Pensando bem o meu querido Marido Mistério também tem… mas é mais de bebida, sobretudo de gin tónico.

    Mas voltando aos camarões, tenho sempre um saco dos ditos no congelador para alguma emergência, como é o caso de hoje. Não planeei o jantar mas os camarões vão safar-me das queixas de que o jantar é sempre a mesma coisa: frango ou salmão. Hoje, não só vou variar, como vou arrasar, já que descobri esta espetacular e apetitosa receita do blog Cafe Delites.

    Só preciso de manteiga com sal, alho picado, camarões ou gambas, uma cebola picada, vinho branco (opcional), tomate seco, leite magro ou de amêndoa (se preferir), sal, pimenta, espinafres baby, queijo parmesão ralado, amido de milho, ervas aromáticas e salsa picada. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Creamy-Garlic-Butter-Tuscan-Shrimp-101.jpg

     

    Aqueça uma frigideira larga em lume médio-alto. Derreta a manteiga e junte o alho. Frite durante cerca de 1 minuto. Acrescente os camarões e deixe-os fritar durante dois minutos de cada lado até ficarem num tom cor de rosa. Transfira para uma taça e reserve.

    Frite a cebola na manteiga que ficou na frigideira. Junte o vinho branco (se usar) e deixe reduzir ligeiramente. Acrescente os tomates secos e deixe fritar durante 1 a 2 minutos. Reduza o lume para médio-baixo, junte o leite (magro ou de amêndoa) e deixe ferver, mexendo de vez em quando. Tempere com sal e pimenta.

    Agora é que é a altura de juntar as folhas de espinafre baby. Deixe-as cozinhar com o molho, juntando nesta altura o parmesão. Deixe o molho ferver durante mais um minuto até o queijo derreter completamente. Se gosta do molho mais encorpado, misture o leite com o amido de milho e despeje no centro da frigideira. Deixe ferver, mexendo de vez em quando. Volte a colocar os camarões na frigideira, espalhe as ervas aromáticas e a salsa, e mexa bem.

    Sirva com massa, arroz, quinoa ou legumes. A escolha é sua e as calorias extra também.

     

    Boas receitas,

    Ela

     

    receita e foto: cafe delites

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *