Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

camarão salteado com tomate e queijo feta, o jantar perfeito para um fim-de-semana romântico

Não sei bem o que é que aconteceu, mas as crianças desta casa resolveram dissolver-se todas na atmosfera durante este fim-de-semana. Uma tem uma festa de 18 anos que mais parece uma despedida de solteiro, outro um estágio de futebol, outro um convite de um amigo... Enfim, pela primeira vez nos últimos anos, vamos passar um fim-de-semana sozinhos em casa. Não é que não consigamos jantar ou ir para fora a dois, agora um tête-à-tête em casa sempre foi, pelo menos, um tête-à-tête-à-tête-à-tête.

Isto tudo para dizer que fui incumbido, pela minha querida e estimada Mulher Mistério, de descobrir um jantar romântico – e light, claro – para este fim-de-semana. E, ainda estava eu a pensar como é que haveria de resolver o problema, quando me caiu do céu esta deslumbrante receita do ainda mais deslumbrante blog Once Upon a Chef.

Tudo o que vou precisar é de camarão grande descascado, chalotas, uma lata de tomate em pedaços, alho, azeite, sal, pimenta, cominhos, piripíri, queijo feita, orégãos, hortelã e mel (não comece já a torcer o nariz que é só meia colher de sopa para duas pessoas). Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

Baked-Shrimp-with-Feta-1-1.jpg

 

Comece por saltear o alho e as chalotas picadas, com o azeite, em lume brando. Use uma frigideira que possa ir depois ao forno. Assim que o alho e as chalotas estiverem alourados – não deixe acastanhar – acrescente o tomate com o sumo que estiver na lata, os cominhos, o piripíri, o mel e sal e pimenta a gosto. Aumente um pouco o lume até começar a ferver. Assim que levantar fervura, reduza novamente para lume brando e deixe cozinhar, enquanto mexe, durante cerca de 15 minutos, até o molho engrossar ligeiramente.

Agora, só precisa de desligar o lume, espalhar os camarões por cima do molho, sem os sobrepor, e salpicar com o queijo feta desfeito e os orégãos. Leve ao forno, pré-aquecido a 200º C, durante 12 a 15 minutos. Mal os camarões começarem a ficar rosados, ligue o grelhador do forno e coloque a frigideira junto à resistência de cima. Deixe assim durante um minuto, só até o queijo ficar ligeiramente tostado.

Retire e sirva com a hortelã fresca picada por cima. É ou não é romântico? Porquê?! Porque é delicioso – e isso é que interessa.

 

Um óptimo jantar para si onde quer que o romance esteja,

Ele

 

receita e foto: once upon a chef