camarões com crosta de queijo no forno para fazer em 20 minutos

    É uma espécie de fisga culinária. São 5 minutos a preparar e 15 minutos a cozinhar. E é tudo o que eu preciso para o nosso jantar de hoje. Confesso que este regresso de férias tem custado. Não me apetece cozinhar, não me apetece lavar (a loiça, claro, banho ainda vou tomando), quase nem me apetece comer (o que, no meu caso, é um indício de uma gravíssima crise de indolência).

    Mas, de repente, aparecem no meu horizonte, receitas divinais, facílimas e rapidíssimas como estes incríveis camarões com crosta crocante de queijo, do fabuloso blog Recipe Tin Eats. Além de ser um dos pratos mais simples que estes olhos já conheceram, combinam uma crosta crocante de panko e queijo parmesão com um fabuloso molho de manteiga. 

    Tudo o que vai precisar para fazer esta maravilha é de camarões grandes e descascados (o tempo exacto no forno vai depender do tamanho dos camarões), vinho branco, manteiga sem sal, sumo de limão e alho picado. Para a crosta crocante, vai precisar de pão ralado panko, parmesão ralado, sal e azeite. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

    Baked-Shrimp-Prawns_6-650x910.jpg

     

    Comece por juntar num pirex o vinho branco com metade da manteiga. Leve ao forno, pré-aquecido a 220 ºC, durante dez minutos para reduzir ligeiramente o molho.

    Numa taça, misture a outra metade da manteiga derretida com o alho picado, o sumo de limão, flor de sal e pimenta preta moída no momento. Noutra taça, misture todos os ingredientes para a crosta crocante. Envolva bem os camarões no molho de manteiga e depois coloque-os no pirex retirado do forno. Espalhe a mistura de panko e queijo por cima e volte a levar ao forno por 12 minutos.

    Passe o forno para o modo de grelhador, coloque a temperatura no máximo e deixe os camarões mais um a dois minutos para tostar ligeiramente a crosta. Sirva com salsa picada por cima e umas rodelas de limão.

    Se não estiver de dieta, acompanhe com pão fresco para molhar neste molho divinal.

     

    Um óptimo jantar para si onde quer que o camarão esteja,

    Ele

     

    receita e foto: recipe tin eats

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *