camarões salteados com espargos crocantes e maionese de alho

    O segredo desta maravilha está nos divinais espargos crocantes. São quase umas batatas fritas em palitos, mas sem batatas – a textura é a mesma mas o sabor é muito melhor. Para acompanhar, esta maravilha ainda leva uma maionese de alho deliciosa e facílima de fazer.

    A receita é do espectacular site dos supermercados americanos Williams Sonoma e vai ser o nosso jantar de hoje.

    Para a maionese de alho, vai precisar de um dente de alho, sal, 1 ovo inteiro + 1 gema, 250 ml de óleo de canola e raspas e sumo de um limão. Para o camarão, vai precisar de 630 g de camarão grande descascado e sem tripa, 3 colheres de sopa de azeite, 3 dentes de alho picados, 1,5 colheres de sopa de mostarda de Dijon, 1,5 colheres de sopa de sumo de limão espremido e 2 colheres de sopa de salsa picada (eu vou usar coentros ou cebolinho). Finalmente, para os esargos, precisa de meio quilo de espargos verdes, dois ovos, 75 g de farinha, 45 g de pão ralado panko e 30 g de queijo pecorino ralado. Para ver a receita original, visite o site da Williams Sonoma aqui.

    mar-27-Garlicky-Shrimp-with-Asparagus-Fries-and-Meyer-Lemon-Aioli.jpg

     

    O primeiro passo é fazer esta maionese de alho facílima de preparar. Coloque o dente de alho e uma boa pitada de flor de sal num liquidificador e pique bem até ficar com uma espécie de massa de alho. Junte o ovo e a gema e bata mais um pouco. Sem parar o liquidificador, comece por acrescentar umas gotas de óleo de canola e depois acrescente o restante, aos poucos, num fio fininho contínuo. Quando estiver com a consistência de uma maionese, passe-a para uma taça e misture à mão as raspas e o sumo de limão. Acerte o tempero de sal, se for necessário, e deixe de parte enquanto prepara o resto.

    Para temperar o camarão, misture-o numa taça grande com o azeite, o alho picado, a mostarda, o sumo de limão, flor de sal e pimenta preta moída no momento. Envolva bem o camarão nos temperos e coloque de parte.

    Finalmente só precisa de tratar dos espargos crocantes. Num prato de sopa, coloque a farinha, noutro bata os ovos com 1 colher de sopa de água e, num último, misture o panko com o queijo ralado, sal e pimenta. Apare e deite fora os pés dos espargos e mergulhe-os primeiro na farinha, depois no ovo e finalmente no panko de forma a ficarem bem envolvidos no pão ralado.

    Espalhe os espargos por metade de um tabuleiro forrado com papel vegetal e pincelado com azeite. Na outra metade, espalhe os camarões com o molho. E leve ao forno, pré-aquecido a 220 ºC, durante oito a dez minutos. Polvilhe os camarões com a salsa picada – ou os coentros – e sirva com a maionese de alho a acompanhar. Vai ver a maravilha que é molhar os espargos crocantes nesta maionese divinal. 

     

    Um óptimo jantar para si onde quer que a mionese de alho esteja,

    Ele

     

    receita e foto: williams sonoma

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *