camembert no forno com arandos e nozes pecan, uma entrada irresistível para o seu natal

    O Natal aproxima-se a uma velocidade vertiginosa (é de mim ou ainda ontem estávamos na praia?) e eu estou a começar a panicar. Ainda não comprei um único presente para a nossa vasta família. É o medo! Agora, em termos gastronómicos, a coisa está mais ou menos controlada, claro, ou não fossemos o casal que há 4 anos anda a comer por si! Sim, é verdade, já vamos celebrar o nosso quarto aniversário no dia 10!

    É incrível como o tempo voa. Eu sei. Já escrevi isto no início do post. É da idade, não ligue.

    Mas dizia eu que, se no que toca aos presentes ainda estou na linha da partida, quanto às receitas que vamos fazer este Natal, já temos muitas e deliciosas ideias. E todos os anos, não falta na nossa mesa um brie ou um camembert no forno. É sempre uma entrada simples, facílima de fazer e um sucesso estrondoso entre todos os convidados.

    Este ano, vamos alterar ligeiramente os ingredientes e experimentar esta versão do blog Damn Delicious que é absolutamente viciante. Demora menos de meia hora a preparar e só precisa de um queijo camembert ou brie, açúcar mascavado, mel, xarope de ácer, manteiga sem sal, canela em pó, noz-moscada, raspas de uma laranja, nozes pecan picadas e arandos secos.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 pessoas, espreite aqui a receita original.

    IMG_8322edit.jpg

     

    Pré-aqueça o forno a 180º C.

    Coloque o queijo camembert (ou brie se preferir) num pirex e espalhe por cima o açúcar mascavado. Leve ao forno até ficar macio, durante 12 a 15 minutos.

    Deixe arrefecer durante 5 minutos.

    Num tacho pequeno, em lume médio, junte o açúcar mascavado com o mel, o xarope de ácer, a manteiga, a canela, a noz-moscada e as raspas de laranja. Deixe ferver e depois reduza para lume brando, mexendo de vez em quando, até ficar com espuma, durante cerca de 1 a 2 minutos. Acrescente as nozes pecan e os arandos secos.

    Sirva o camembert quente com o molho de nozes pecan por cima. Acompanhe com tostinhas ou torradas.

    Acho que vou já para a cozinha…

     

    Feliz Natal (já posso desejar, não posso?),

    Ela

     

    receita e foto: damn delicious

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *