camembert no forno com compota e nozes pecan caramelizadas, o aperitivo que vai derreter na sua boca

    Este fim de semana com um ligeiro sabor a inverno fez-me sonhar com um aperitivo delicioso, quentinho e, claro, calórico. Se eu sonhasse com coisas saudáveis é que seria de estranhar, não é? Hoje tudo o que me apetece é ficar à noite em casa a devorar séries à frente desta incrível receita do blog Foolproof Living. Isto sim, é um programa de luxo. Também seria um ótimo aperitivo em qualquer jantar. Se tiver convidados hoje em casa, faça-lhes esta receita. Vai ver que eles não vão querer comer mais nada!

    Só precisa de nozes pecan, manteiga sem sal derretida e já arrefecida, açúcar mascavado, xarope de ácer, canela em pó, sal, pimenta caiena, amoras, sumo de limão fresco, mel, extrato de baunilha, um camembert, sementes de romã, folhas de tomilho e umas tostinhas para servir.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 a 8 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Blackberry-Compote-Spicy-Pecan-Baked-Brie-Recipe-2

     

    Comece por fazer as nozes pecan caramelizadas. Pré-aqueça o forno a 180º C e prepare um tabuleiro forrado com papel vegetal. Espalhe as nozes pecan e toste-as durante 10 minutos.

    Enquanto as pecan estiverem no forno, misture numa taça a manteiga, o açúcar mascavado, o xarope de ácer, a canela, o sal e a pimenta caiena.

    Coloque as nozes pecan tostadas no molho e misture para que fiquem bem envolvidas.

    Espalhe-as novamente no tabuleiro numa única camada e volte a colocá-las no forno, durante 10 minutos, mexendo a cada 3 ou 4 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer.

    Entretanto, num tacho pequeno, aqueça as amoras, o sumo de limão, o mel e a baunilha em lume médio, mexendo de vez em quando. As amoras vão começar a libertar um sumo, vá cozinhando e mexendo até o molho reduzir a uma consistência de xarope.

    Volte a pré-aquecer o forno a 180º C e prepare um tabuleiro forrado com papel vegetal. Corte com cuidado o topo do camembert deixando os lados intactos. Leve o queijo ao forno durante 15 minutos ou até começar a derreter. Retire e coloque por cima do camembert a compota de amoras e as nozes pecan caramelizadas.

    Decore com umas amoras, sementes de romã e umas folhas de tomilho. Sirva quente acompanhado de umas tostinhas de pão alentejano!

     

    Leia ainda:

    Um ótimo resto de sábado,

    Ela

     

    receita e foto: foolproof living

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *