Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

cheesecake de casca de banana (leu bem, a casca de banana ajuda a deixá-lo mais bem disposto e a reduzir o colesterol)

Bananas.jpg

Estou em choque! Não, não é com a hipótese de ter Jerónimo de Sousa como ministro das Finanças e Catarina Martins como ministra dos Negócios Estrangeiros. É com a possibilidade de comer a casca da banana à sobremesa. No fundo, nem sequer estamos a falar de possibilidades, estamos a falar de recomendações – feitas por médicos, chefs e nutricionistas.

Estudos recentes concluíram que a casca da banana tem mais potássio, magnésio e fibras. Mas não é só. Produz também elevadíssimas doses de serotonina, o que ajuda a aumentar a boa disposição e a combater a depressão (o que, nos dias que correm, é uma necessidade cada vez maior para conseguir acompanhar a actualidade política em Portugal...).

Mas ainda há mais. Segundo um porta-voz da Associação de Dietética Britânica, citado pelo jornal Metro, a casca da banana ainda ajuda a reduzir o colesterol. O único problema é mesmo o sabor. E foi por isso que o jornal britânico Daily Mail convidou o chef italiano Aldo Zilli para transformar a casca da banana num delicioso ingrediente para a sua sobremesa. O resultado é este prometedor cheesecake de casca de banana.

article-2661733-1CCCED3700000578-944_634x398.jpg

 

Ingredientes

  • 175 g de bolachas digestive desfeitas
  • 75 g de manteiga derretida
  • 700 g de ricotta
  • 3 ovos
  • 140 ml de natas gordas
  • 75 g de açúcar refinado
  • 3 colheres de sopa de farinha
  • 1 casca de laranja raspada
  • 3 colheres de sopa de puré de casca de banana

 

Ponto prévio: não vai comer a casca de banana crua. Por isso, é preciso tratar de fazer o puré com alguma antecedência. O chef italiano aconselha a deitar fora as pontas da casca e mergulhar o resto em água durante vários dias para amolecer a casca. Vá trocando a água diariamente. Quando esta estiver límpida, as cascas estão prontas a usar. Coza-as em água a ferver e depois passe-as por um liquidificador (sem a água) até ficar com um puré adocicado, que pode ser usado em bolos, smoothies ou batidos.

Agora só tem de juntar a bolacha com a manteiga, criando uma pasta que depois deve espalhar na base de uma forma para levar ao forno. Coloque-a no frigorífico enquanto faz o resto, para a tornar mais firme. Bata o ricotta com os ovos, as natas, o açúcar, a farinha e as raspas de laranja até ficar com um creme suave. Finalmente, envolva devagarinho com uma espátula o puré de casca de banana e deite tudo por cima da base do cheesecake. Leve ao forno, a 150º C, durante 25 minutos e sirva depois de arrefecer. 

Eu já tenho as minhas cascas de molho. O cheesecake está a caminho.

 

Um bom cheesecake para si onde quer que esteja,

Ele

 

receita: aldo zilli; foto: daily mail

 

3 comentários

Comentar post