Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

cheesecake de lima e caju sem farinha nem leite nem açúcar

cheesecake.jpg

É o chamado Chesecake Nem-Nem. Nem tem açúcar nem tem farinha. Basicamente, não tem nada que engorde. E, melhor de tudo, é delicioso e tem este aspecto absolutamente divinal.

Foi a surpresa de ontem feita pela minha querida e estimada Mulher Mistério. Calma, não se entusiasme: é claro que Ela não fez esta maravilha para mim porque qualquer coisa que implique passar mais de dez minutos na cozinha é encarado por aquela cabeça como um filme do Fellini.

No entanto, a minha musa inspiradora apareceu-me ontem em casa com esta divinal receita. Não propriamente com a receita, mas com o novo livro da nossa querida Isabel Silva. Eu já tinha adorado o seu primeiro livro, O Meu Plano do Bem, e agora Ela foi a correr comprar o novo livro acabadinho de sair para as livrarias.

isabel.png

Chama-se A Comida que me Faz Brilhar e é um verdadeiro compêndio de receitas deliciosas e light. Há lá panquecas de banana, crepiocas, papas de aveia com coco e gengibre, bebidas, ceviches e aquilo que me faz perder verdadeiramente a cabeça e que a Isabel Silva chama "lambarices". Sim, estou a falar de bolos, doces e outras perdições. Todas light e absolutamente surpreendentes.

A minha lambarice preferida foi claramente este estrondoso cheesecake. Além de levar uma base hiper-light, feita com nozes e flocos de aveia, tem um fenomenal recheio feito com caju, lima e leite de coco. Está tentado a experimentar? Bem me parecia...

 

isabel2.png

Ingredientes

Para a base 

  • 60 g de nozes
  • 60 g de flocos de aveia
  • 5 tâmaras medjool sem caroço
  • 1 colher de sobremesa de óleo de coco

Para o recheio 

  • 190 g de caju cru demolhado durante pelo menos 4 horas
  • 60 ml de óleo de coco
  • 60 ml de leite de coco
  • 90 ml de geleia de agave
  • 75 ml de sumo de lima
  • Raspa de 1 lima

 

Primeiro, trate da base do cheesecake. Junte as nozes, os flocos de aveia e as tâmaras no robô de cozinha ou na trituradora e pique durante cerca de 30 segundos, até que fique tudo bem ligado. Acrescente o óleo de coco e envolva.

Forre uma forma de cheesecake com papel vegetal e espalhe bem as nozes picadas por cima, pressionando-as firmemente.

Agora é a vez do recheio. Lave e escorra os cajus demolhados. Coloque-os no robô de cozinha e triture bem até ficar com uma pasta, parando algumas vezes para raspar os lados do copo. Junte o resto dos ingredientes (excepto a raspa de lima) e triture mais alguns minutos. Adicione a raspa de lima e envolva-a no creme com a ajuda de uma espátula. Deite o creme de lima e caju por cima da base e alise a superfície. Depois é só levar ao congelador durante um mínimo de 6 horas.

Enquanto o cheesecake gela, dê um saltinho até à livraria mais próxima e compre o livro da Isabel. Vai ver que não se vai arrepender. Nem parar de comer.

 

Um óptimo cheesecake para si onde quer que a Isabel Silva esteja,

Ele

 

receita: isabel silva; foto: andré nogueira

 

4 comentários

Comentar post