Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

cheesecake de manga sem glúten nem açúcar para comemorar o dia do cheesecake

Se, nos Estados Unidos, se comemora hoje o Dia Nacional do Cheesecake, é claro que nós estamos aqui, a 5419 quilómetros de distância, prontos e direitinhos para começar a comer. Não íamos fazer uma desfeita dessas aos nossos irmãos americanos, não é verdade? Além disso, não compreendo como é que uma data com tamanha relevância histórica ainda não se tornou um feriado internacional. 

Mas enfim... O que interessa é que hoje é dia de festa do cheesecake. E por isso vou fazer para a minha vasta Família Mistério este fabuloso e ultra-saudável cheesecake de manga, do fantástico blog Down Shiftology. Além de não levar açúcar, não tem farinha nem sequer leite. Mais dietético é impossível, estás a ouvir, minha querida e obstinada Mulher Mistério?

Para fazer a base do cheesecake, só vou precisar de nozes macadâmia, nozes pecan, coco ralado, tâmaras sem caroço e flor de sal. Para o recheio, não há cá queijo creme – há cajus crus que deve deixar mergulhados em água de um dia para o outro, mel, água, óleo de coco, mais coco ralado, sumo de limão espremido no momento e o interior de uma vagem de baunilha raspado (também pode usar extracto de baunilha se preferir). Finalmente, a cobertura leva manga fresca e cortada em pedaços, mais mel, macadâmia, sumo de limão e coco ralado. Se quiser, ainda pode espalhar por cima uns flocos de coco no momento de servir. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

coconut-macadamia-and-mango-cheesecake-3.jpg

 

O mais difícil nesta receita, é mesmo separar os ingredientes. Porque tudo o resto é facílimo. Comece por fazer a base do cheesecake. Espalhe um terço do coco ralado por uma forma com o fundo amovível. Depois pique todos os outros ingredientes para a base (incluindo o resto do coco ralado) até ficar com um crumble. Espalhe por cima do coco ralado, no fundo da forma.

Agora, escorra os cajus, deite a água fora e junte-os, dentro de um robô de cozinha, com os restantes ingredientes para o recheio. Bata tudo muito bem até ficar com um creme macio. Espalhe o creme por cima da base de nozes.

Finalmente, bata a manga com o mel e o sumo de limão. Guarde de parte enquanto pica as nozes macadâmia com o coco ralado até ficar um pó bem fininho. Misture o creme com o pó e espalhe por cima do cheesecake. Leve ao congelador durante quatro horas e toca a celebrar.

 

Feliz Dia do Cheesecake para si onde quer que esteja!

Ele

 

receita e foto: down shiftology