cheesecake de nutella e chocolate já seria uma maravilha, agora se lhe juntar caramelo salgado por cima é o fim da dieta nesta casa

    Eu sei que estamos em época de dietas. Eu sei que neste fim-de-semana houve milhares de mulheres em choque ao descobrirem que os biquínis tinham encolhido durante o Inverno. Eu sei que o número de homens a fazer jogging triplicou desde que o calor chegou. Eu sei tudo isso. Mas também sei que com chocolate não se brinca. E então quando o chocolate se junta com Nutella e com um cheesecake, pára tudo – até o ponteiro da balança.

    Este maravilhoso bolo do ainda mais maravilhoso blog Bibby’s Kitchen consegue juntar três irresistíveis maravilhas da natureza numa única sobremesa: cheesecake, chocolate e Nutella. Por isso, vou impor uma excepção cá em casa: amanhã será dia sem dieta.

    Para a base, vai precisar de biscoitos de coco, avelãs, cacau em pó, manteiga derretida e açúcar de confeiteiro. Para o recheio, só precisa de cacau, água morna, chocolate preto derretido e arrefecido, Nutella, queijo creme, crème fraîche, açúcar extra-fino, extracto de baunilha, 4 ovos, flor de sal e uma mistura de mirtilos, framboesas e amoras congeladas para a cobertura. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, veja a receita original aqui.

    Chocolate-cheesecake-with-salted-caramel-and-frost

     

    Comece por picar todos os ingredientes da base, com excepção da manteiga. Pode usar uma trituradora ou a Bimby, o que interessa é ficar com a textura de pão ralado. Quando estiver pronto, acrescente a manteiga derretida e volte a ligar até misturar tudo. Espalhe esta massa por uma forma untada com o fundo removível e os lados altos. Cubra o exterior da forma com película aderente e depois papel de alumínio e leve ao frigorífico enquanto trata do recheio.

    E agora chegámos à parte verdadeiramente importante: quando a Nutella se junta com o chocolate para fazer aquele recheio irresistível. Misture o cacau em pó com a água morna até fazer um creme. Depois acrescente a Nutella e o chocolate preto já arrefecido.

    Bata o queijo numa taça grande com uma batedeira até ficar cremoso. Vá adicionando o crème fraîche, o açúcar e a baunilha enquanto vai mexendo à mão. Volte a pegar na batedeira e misture os ovos na velocidade mínima. E agora só tem de acrescentar o creme de chocolate e Nutella. Quando estiver tudo bem ligado, despeje por cima da base que estava no congelador. 

    Coloque a forma envolvida no papel de alumínio dentro de uma panela maior e despeje água a ferver até chegar a metade da base da forma (se não puser a película aderente e o papel de alumínio, a água pode entrar para o bolo). Leve tudo ao forno, pré-aquecido a 160º C, durante 1h20m. Deixe arrefecer no forno, com a porta aberta, durante cerca de uma hora, e depois leve ao frigorífico quando já estiver completamente frio. O ideal é deixar o cheesecake no frigorífico durante a noite. No dia seguinte, despeje um pouco de molho de caramelo por cima, cubra com as frutas congeladas e ponha mais um pouco de caramelo e de flor de sal no topo.

    Não demore muito a servir para não deixar a fruta descongelar. Mas também o mais provável é que não aguente se vir o bolo à sua frente. Se quiser ajuda para fazer o molho de caramelo, veja aqui.

     

    Um óptimo cheesecake para si onde quer que a Nutella esteja,

    Ele

     

    receita e foto: bibby’s kitchen

     

    Um comentário em “cheesecake de nutella e chocolate já seria uma maravilha, agora se lhe juntar caramelo salgado por cima é o fim da dieta nesta casa

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *