cheesecake de ricotta e limão com uma base estaladiça de massa filo

    Não dá para ignorar, não é? Não dá para ver uma receita destas e seguir em frente como se nada fosse… É impossível. Uma mulher não é de ferro. Nem a própria Margaret Thatcher resistia a esta receita do blog Half Baked Harvest. Imagine um recheio de ricotta e natas com limão e mel sobre uma base de massa filo estaladiça… Agora pare de imaginar e vá buscar o avental. Esta maravilha pode ser toda sua. Bem, toda… é melhor não. Mas algumas fatias…não vai conseguir resistir. Não se preocupe. A dieta recomeça amanhã.

    Vai precisar de manteiga com sal derretida, folhas de massa filo, queijo ricotta, natas, mel, açúcar (é opcional), 4 ovos inteiros e 2 gemas, extrato de baunilha, raspas de limão, sumo de limão, açúcar de confeiteiro e frutos vermelhos frescos para decorar.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 pessoas, espreite aqui a receita original.

    6334773.jpeg

     

     

    Pré-aqueça o forno a 180º C e unte uma forma de tarte com manteiga.

    Coloque uma folha de massa filo sobre a bancada limpa e pincele com a manteiga derretida. Repita o processo, colocando uma folha por cima da outra, de forma a criar uma espécie de base. Transfira as folhas com cuidado para a forma que preparou, pressionando contra o fundo e os lados. A ideia é as folhas ficarem sobrepostas de forma a criarem uma base, cobrindo bem o fundo e os lados da forma.

    Entretanto, misture no liquidificador a ricotta com as natas, durante 3 a 5 minutos, até obter um creme macio. Junte o mel, o açúcar (se usar), os ovos e as gemas de ovo, o extrato de baunilha e o sumo de limão, e misture tudo novamente, durante 2 a 3 minutos. Acrescente as raspas de limão e transfira para a forma. Espalhe o recheio por cima da base e alise o topo com uma espátula.

    Leve ao forno durante uma hora. Desligue o forno mas mantenha o cheesecake no interior para assentar, durante mais 30 minutos.

    Retire do forno e deixe arrefecer ligeiramente. Depois, coloque no frigorífico para refrescar, durante pelo menos 2 horas, ou sirva à temperatura ambiente.

    Retire o cheesecake da forma e decore com frutos vermelhos frescos, um fio de mel e açúcar de confeiteiro.

     

    Um ótimo fim de semana,

    Ela

     

    receita e foto: half baked harvest

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *